Em 2023, governo da prefeita Lucimara Godoy (PSD) investiu 32,7% do orçamento municipal no setor

Pacote de obras nas escolas iniciado no ano passado já chegou a 22 estabelecimentos, totalizando R$ 9 milhões em investimentos.

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

Governado pela prefeita Lucimara Godoy (PSD), o município de Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, praticamente dobrou os investimentos no setor educacional. Entre 2020 e 2023, o valor destinado pela prefeitura para essa área passou de R$ 105.072.859,58 para R$ 205.406.378,36. O atual montante representa 32,7% do orçamento municipal, índice superior ao mínimo exigido pela Constituição Federal, que é de 25%. Em 2020, o valor investido correspondia ao percentual determinado pela legislação. “Além das intervenções estruturais, planejamos e executamos melhorias que beneficiam alunos de todas as idades da nossa rede, que conta com 50 unidades de ensino e atende 12 mil estudantes”, afirma Lucimara Godoy.

Entre as realizações da prefeita na área educacional estão as inaugurações de três creches — o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Psicóloga Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava, o Centro Professora Solange Elizabeth Pereira da Silva, no Jardim Palmares, e o Cemei Anna Thomé Mamprin, no São Luiz. O governo municipal criou o Bolsa Creche, programa que concedeu bolsas de estudo para crianças de 0 a 6 anos de idade que não conseguiam ingressar na rede municipal de ensino. Além disso, retomou o convênio com o Instituto Boa Esperança, que possibilitou a abertura de 400 vagas em creches.

Iniciado em 2023, o pacote de obras nas escolas já chegou a 22 unidades de ensino, com investimento de R$ 9.224.818,24. A programação de serviços incluiu ampliações, revitalizações e pinturas. A prefeitura resolveu antigos problemas, como vazamentos, além de realizar consertos de telhados e trincas, substituições de pisos, entre outros serviços.

Tecnologia e inclusão

A implantação do Currículo Municipal e a reformulação da merenda escolar foram outros avanços conquistados pela gestão de Lucimara Godoy, que também investiu na inclusão e na tecnologia. “Lousas digitais e outras inovações tecnológicas chegaram às escolas de Valinhos, onde o ensino inclusivo avançou. Contamos com aulas de Libras, intérpretes, professoras especializadas e óculos de inteligência artificial para alunos e professores”, destaca o secretário municipal de Educação, William Leite da Silva.