Redação Scriptum com G1
O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), sancionou a lei que autoriza a implementação do modelo de escola cívico-militar na rede de ensino do município do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Com a decisão, a prefeitura fica autorizada a realizar um convênio com o governo estadual para viabilizar o projeto. Em mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito ressaltou a importância da iniciativa para o setor educacional. “Sancionada a lei que autoriza a implementação da escola cívico-militar em São José dos Campos! Em parceria com o governador @tarcisiogdf e o vice-governador @felicioramuth, vamos implementar mais esse modelo de educação em nossa cidade”, escreveu.
Em maio deste ano, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei que instituiu o Programa Escola Cívico-Militar na rede paulista de ensino. O governo estadual estima que, no início de 2025, entre 50 e 100 escolas cívico-militares já estarão funcionando. “As escolas cívico-militares são uma opção adicional no roteiro do ensino público para criar um ambiente com mais segurança, onde os pais vão ter um conforto e a gente vai poder desenvolver o civismo, cantar o hino nacional e fazer com que a disciplina ajude a ser um vetor da melhoria da qualidade do ensino”, disse o governador na ocasião.
“A adesão é voluntária, ninguém vai ser obrigado a estudar em uma escola cívico-militar, só vai estudar quem quiser. Nós vamos trazer mais qualidade de ensino, é mais uma ferramenta para a gente dar mais opção de boa formação aos nossos jovens”, acrescentou Tarcísio.