Município também recebeu reconhecimento como melhor cidade do Brasil na faixa de 30 a 100 mil habitantes

O prefeito Anderson Prado de Lima (centro): programas são elaborados de maneira apartidária e com foco integral na cidade e nas pessoas

Redação Scriptum

A gestão de Anderson Prado de Lima, prefeito do PSD em Lençóis Paulista, prepara projeto inédito e entrega até novembro um conjunto de diretrizes para a administração municipal com apontamentos para as próximas quatro décadas da cidade, situada a 285 quilômetros da capital. O Projeto “Lençóis 200 anos” traz indicações de iniciativas e prioridades em cinco eixos da gestão, como saúde e educação, e vem sendo organizado desde o ano passado com o apoio de 70 “notáveis lençoenses”, explica o prefeito. “É algo importante, pois aponta rumos para as próximas décadas, visando a construção de programas de maneira apartidária e com foco integral na cidade e nas pessoas de Lençóis Paulista”, diz.

A iniciativa, com a participação de cidadãos e representantes de diferentes setores econômicos e da vida cotidiana de Lençóis Paulista, oferece parâmetros para o planejamento municipal com o horizonte de 2058, quando a cidade de 66 mil habitantes na região centro-oeste do Estado celebra duas décadas de fundação.

O planejamento, explica também o prefeito, conecta-se à filosofia de sua gestão, que está em “priorizar as pessoas”. “Eu venho procurando, ao longo de oito anos de mandato, sobretudo cuidar de gente, o tempo todo”, afirmou.

O que se traduz, segundo Prado, em iniciativas como a cidade ter toda a rede municipal de saúde aberta até 22h todos os dias, ter zerado a fila nas creches municipais e oferecer – em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado – aulas em período integral nas escolas da rede estadual. “Acredito que o político tem que ter objetivos e propósitos que envolvam gostar de gente, não gostar de coisas, e a partir daí promover melhorias, entregar mais justiça social e oportunidade para os cidadãos”, diz.

Segundo o gestor do PSD, outro aspecto que se destaca na administração está na construção de iniciativas “em conjunto” – envolvendo outros atores na arena pública, no cenário municipal. “Trabalhamos em conjunto com a Câmara de Vereadores, Ministério Público e Governo do Estado, por exemplo. Isso é fundamental”, afirma.

Reconhecimento

O conjunto de iniciativas do município levou, no início de julho, ao reconhecimento máximo no prêmio “Band Cidades Excelentes”, com Lençóis Paulista indicada como melhor cidade do Brasil na categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes, em pesquisa organizada pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila. As cidades vencedoras foram conhecidas em evento realizado em 1º de julho, em Brasília.

A cidade do interior de São Paulo obteve avaliação positiva nos seis pilares do prêmio, que foi criado em 2021, sendo, portanto, apontada como a melhor do País na sua categoria (30 a 100 mil habitantes): Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

“Tivemos boa qualificação nos seis pilares e nas dezenas de indicadores, o que levou a este reconhecimento”, pontuou o prefeito. Antes de obter a premiação em âmbito nacional, Lençóis Paulista já havia sido reconhecida em etapa estadual da pesquisa.

“Quero pontuar que a busca por um legado, marca de gestão, não está em uma obra, mas no cuidado do morador de Lençóis Paulista, por exemplo o enfrentamento da pandemia da Covid-19, nos âmbitos sanitário e também tributário, ou na série de iniciativas que tivemos sempre com as pessoas no foco da gestão”, diz.