De acordo com o Mapa de Empresas, boletim do governo federal, município registrou ampliação no número de empreendedores e aumento na geração de empregos nos últimos 11 anos

O prefeito Thiago Silva: do total de empresas, 91% foram criadas por pequenos empreendedores.

 

 
Redação Scriptum com A Tribuna Piracicabana
Candidato à reeleição, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva (PSD), comemorou o bom desempenho do município do interior de São Paulo no Mapa de Empresas, boletim do governo federal. O levantamento, que analisou dados da economia local registrados entre 2021 e 2023, atestou a ampliação no número de empresas instaladas e na geração de empregos na cidade da Região Metropolitana de Piracicaba, com população estimada pelo IBGE em 38 mil habitantes. Nesse período, o município também foi governado pelo ex-prefeito e deputado estadual Helinho Zanatta, que atualmente é candidato à prefeitura em Piracicaba pelo PSD.

Em 11 anos, o número de empresas ativas em São Pedro saltou de 1.426 para 5.209, registrando um crescimento de 265%, de acordo com o estudo. Desse total de empresas, 91% foram criadas por pequenos empreendedores. Thiago Silva atribui o bom desempenho da cidade às ações realizadas pela prefeitura. “Um ambiente de negócios favorável e atrativo para as empresas é formado, basicamente, por segurança na administração pública, qualificação de mão de obra, boas condições na abertura de empresas, desburocratização e procedimentos simplificados para a emissão de licenças e alvarás”, destaca o prefeito.

O gestor lembra que a prefeitura aderiu a dois programas que têm como objetivo agilizar o processo de abertura de empresas, o Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do governo federal, e o Agiliza São Paulo, do governo estadual. Thiago ressalta que os empresários locais têm à disposição uma série de incentivos fiscais e tributários.

Empregos

Segundo o Mapa de Empresas, entre 2012 e 2022 foi registrada uma ampliação de 36,2% no número de pessoas assalariadas em São Pedro. O levantamento verificou, ainda, aumento de 21,19% no total de moradores que exercem alguma atividade profissional de maneira informal em uma determinada empresa.

A administração municipal implantou o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), que oferece cerca de 100 vagas de trabalho em áreas do setor público. Por meio do Primeira Chance, 80 jovens com mais de 16 anos tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho em diversos setores da prefeitura. “Além de aquecermos a economia, acreditamos que a geração de empregos é a melhor política social, pois tira o trabalhador da dependência de auxílios temporários e garante a ele a dignidade”, frisa o prefeito.