Redação Scriptum com A Tribuna Piracicabana
Governado pelo prefeito Thiago Silva (PSD), o município de São Pedro, no interior do Estado de São Paulo, obteve avanços no combate à criminalidade nos últimos dez anos. Dados divulgados pela secretaria estadual de Segurança Pública registram que, entre 2013 e 2023, houve queda de 47,36% nas ocorrências de homicídio e de 54,38% nos registros de lesão corporal. Os números de roubos e furtos caíram 59,48% e 56,15%, respectivamente. Nesse período, o município também foi administrado pelo ex-prefeito e deputado estadual Helinho Zanatta, que atualmente é candidato à prefeitura em Piracicaba pelo PSD.
Os avanços no combate ao crime foram conquistados apesar do crescimento populacional de 20,8% verificado nesse período em São Pedro, cidade com população estimada pelo IBGE em 38 mil habitantes. “Esses números da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo provam que o aumento na criminalidade nem sempre está ligado ao aumento populacional, principalmente quando há uma administração comprometida com o planejamento e a qualidade de vida da população. São Pedro é a prova viva disso, foi a cidade que mais cresceu na região nos últimos dez anos e, mesmo assim, está entre as mais seguras para morar”, ressalta o prefeito.
De acordo com o capitão Gustavo Gravena Frias, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Pedro, outro fator importante para o aumento da segurança no município foi a parceria entre a corporação e a administração municipal. “Todas as ações do nosso efetivo tiveram o auxílio fundamental das políticas de segurança implementadas pela prefeitura de São Pedro, como a ampliação das câmeras de videomonitoramento, o convênio para a extensão do patrulhamento e a atuação dos policiais em áreas rurais.” Ainda segundo o capitão, “apesar de ser uma estância turística e de ter um número considerável de turistas nos finais de semana e feriados, os índices de ocorrência em São Pedro estão bem controlados”.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Luciano Cavalcante de Luna, a redução nos índices criminais ocorreu em função do fortalecimento das políticas de prevenção. “Utilizando os meios tecnológicos, como videomonitoramento e alarmes instalados em ruas, avenidas, praças e prédios públicos, conseguimos praticamente zerar o vandalismo, as depredações e furtos em unidades públicas e dar aos usuários desses locais maior sensação de segurança.”