Pacientes podem consultar em aplicativo a posição que ocupam em fila do sistema estadual; medida garante mais transparência ao processo

Redação Scriptum com Agência SP

Sob a gestão do secretário Eleuses Paiva, liderança do PSD, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo desenvolveu uma ferramenta digital que permite aos pacientes consultarem a posição que ocupam em filas de espera para transplantes de órgãos ou tecidos. A consulta pode ser feita no aplicativo do Poupatempo, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS. A iniciativa, que faz parte do programa Saúde Digital, garante mais transparência ao processo. Mais informações sobre o aplicativo podem ser conferidas aqui.

De acordo com a secretaria, cerca de 24 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgão ou tecido no Estado. Para garantir uma distribuição justa, o Sistema Estadual de Transplantes adota critérios como gravidade do caso e tempo de espera do paciente.

Além da nova ferramenta digital, a secretaria lançou o programa TransplantAR Aviação Solidária, que utilizará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. O projeto vai beneficiar milhares de pessoas e ampliar as chances de sucesso em procedimentos cirúrgicos.

A iniciativa da secretaria e do Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) não acarretará custos aos cofres públicos e utilizará aeronaves privadas. O instituto será responsável por selecionar os proprietários dos veículos aéreos que estiverem dispostos a doar horas de voo para o programa.

Helicópteros, turboélices e jatos particulares autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderão participar do projeto. Essas aeronaves são mais ágeis que as utilizadas em voos comerciais, o que é fundamental para o transporte de órgãos como o coração e o pulmão, que precisam ser transplantados em até quatro horas.