Iniciativa é coordenada pelo secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, um dos fundadores do PSD

Guilherme Afif: “Trabalhamos com um prazo de seis anos para o projeto como um todo”

 

Redação Scriptum com g1 e Agência SP

 

A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciou o processo de transição da sede administrativa do Estado para a região central da capital paulista. Nesta segunda-feira (23), a Secretaria de Justiça e Cidadania começou a transferência do Pateo do Collegio para o Palácio dos Campos Elíseos, que foi sede do governo entre o início do século passado e a primeira metade da década de 1960. A iniciativa é coordenada pelo secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, um dos fundadores do PSD.

Atualmente, os 27 mil funcionários do governo estadual trabalham em 60 prédios espalhados pela cidade. “É o primeiro passo. Estamos retomando a posse de uma área que acabou sendo abandonada com o tempo. Trabalhamos com um prazo de seis anos para o projeto como um todo”, explica o secretário.

Criada em 1892, a Secretaria de Justiça e Cidadania é a mais antiga do Governo de São Paulo. Os primeiros a ocuparem o futuro centro administrativo serão o secretário responsável pela pasta, Fábio Prieto, e os funcionários de áreas técnicas. O Estado prevê que os 200 funcionários da secretaria estejam trabalhando no novo endereço até março de 2025.

De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, além do valor simbólico, a escolha da secretaria para o início do projeto cumpre um papel crucial “na revitalização do centro de São Paulo e na promoção de uma administração pública mais eficiente, orientada e próxima dos cidadãos”. Os estudos para o desenvolvimento do projeto foram realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Companhia Paulista de Parcerias.

Centro administrativo

O projeto do Centro Administrativo dos Campos Elíseos foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). O governo estadual vai realizar uma concessão para a execução das obras e a prestação de serviços de manutenção predial. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas aqui.