Evento promovido na Assembleia Legislativa de São Paulo pelo deputado estadual Oséias de Madureira (PSD) priorizou orientações para os jovens

O deputado Oseias de Madureira: “Metodologia fortalece os laços sociais e cria uma rede de apoio para quem necessita”

Redação Scriptum com Alesp

O deputado estadual Oséias de Madureira (PSD) promoveu nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de São Paulo, um evento sobre comunicação não violenta, escuta empática e prevenção ao suicídio. O encontro, que contou com as participações da doutora em Comunicação Ana Torezan e da psicóloga Elisa Harumi, teve como objetivo principal a conscientização dos jovens sobre os cuidados com a saúde mental.

As convidadas debateram a importância do desenvolvimento de habilidades comunicacionais no ambiente familiar e nas atividades escolares. “A comunicação não violenta representa a esperança para pessoas em vulnerabilidade na saúde mental. Além de facilitar a identificação de transtornos, essa metodologia fortalece os laços sociais e cria uma rede de apoio para quem necessita”, destacou Oséias de Madureira.

A realização do evento foi motivada pela Setembro Amarelo, campanha internacional dedicada à prevenção ao suicídio. O lema da edição deste ano da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. A íntegra do encontro na Assembleia Legislativa pode ser conferida aqui.

Dados

Celebrado anualmente em 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2003. De acordo com a organização, a cada ano, mais de 700 mil pessoas perdem a vida para o suicídio em todo o mundo.

Ainda segundo a OMS, o suicídio é a quarta causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos de idade. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Em 2022, 16.468 óbitos por suicídio no Brasil foram notificados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Mais dados sobre o tema e a promoção da campanha Setembro Amarelo estão disponíveis aqui.