O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) explicou a jornalistas as novas medidas adotadas por sua gestão no município, que enfrenta a pior estiagem dos últimos 90 anos

O prefeito Gustavo Perissinotto: “Estamos em uma situação que nos permite alternar os horários do abastecimento”

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Rio Claro

 

O prefeito reeleito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto (PSD), concedeu coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) para anunciar o novo sistema de divulgação dos boletins sobre o sistema de rodízio adotado em parte do abastecimento de água no município do interior de São Paulo. A partir desta sexta-feira (25), os boletins serão divulgados diariamente e trarão bandeiras com as cores verde, amarela e vermelha, que vão indicar a abrangência do rodízio adotado na cidade, com população estimada pelo IBGE em 201 mil habitantes. De acordo com a prefeitura, Rio Claro enfrenta a pior estiagem dos últimos 90 anos. “É uma nova forma de comunicação, lúdica e mais efetiva. Ainda não vencemos o período crítico da estiagem, mas estamos em uma situação que nos permite alternar os horários do abastecimento”, explicou Perissinotto, que concedeu a entrevista no salão de audiências do gabinete do prefeito, no Paço Municipal.

Se o boletim tiver a bandeira verde, será realizado o racionamento de água, mas não haverá paralisação da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA 1). Se a bandeira for amarela, além do racionamento, a estação ficará desligada por seis horas, das 9h às 15h. Caso o boletim tenha a bandeira vermelha, serão 12 horas de desligamento, das 6h às 18h.

A ETA 1 abastece as regiões Norte, Sul e Central, além dos distritos Assistência e Batovi. A relação completa dos bairros pode ser conferida aqui.

O superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro (DAEE), Sergio Ferreira, pediu que a população evite o desperdício, independentemente da cor da bandeira do boletim. Segundo ele, as chuvas não têm sido suficientes para a recuperação do Ribeirão Claro, que abastece 40% da cidade, e o rodízio vai prosseguir por tempo indeterminado. No último dia 18, a régua que indica o nível do ribeirão estava marcando -45 centímetros.

O rodízio foi adotado no município no último dia 12. A prefeitura também criou o Comitê de Gestão de Crise Hídrica e estabeleceu multa de R$ 224,50 para quem for flagrado por equipe do DAEE desperdiçando água.