Redação Scriptum com jornal A Cidade, de Votuporanga
Sob a gestão do prefeito reeleito Jorge Seba (PSD), o município de Votuporanga tem os melhores indicadores na área da saúde pública entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes. A informação consta nos Indicadores do Desempenho da Atenção Básica, divulgados pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde. Os dados verificados são referentes ao segundo quadrimestre deste ano. “Fica comprovado nosso compromisso com a saúde pública. Lembrando que quanto maior o município, mais desafiador é atingir e superar metas. Continuamos com nossas equipes empenhadas em oferecer, sempre, um serviço de qualidade para toda a população”, afirma Seba.
Em uma escala de 0 a 10, Votuporanga, que tem 100.159 habitantes, conquistou nota 9,78 no levantamento. Entre os indicadores analisados está a proporção de gestantes com ao menos seis consultas realizadas para o acompanhamento da gestação. Além disso, o estudo verificou a proporção de crianças vacinadas contra doenças como coqueluche, tétano e poliomielite.
Desde 2018, quando os dados do Sisab passaram a ser coletados nesse formato, Votuporanga vem avançando na avaliação. Nos últimos três anos, a nota do município saltou de 5,73 para 9,78. “A cidade tem se destacado, principalmente, em cuidados com o pré-natal, ampla cobertura vacinal e gestão eficaz de doença crônicas, refletindo os esforços conjuntos da administração municipal e dos profissionais de saúde local”, destaca a secretária municipal de Saúde, Ivonete Félix.