Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos
Sob a gestão do prefeito reeleito Anderson Farias (PSD), o município de São José dos Campos registrou saldo de 831 novos empregos em setembro último. Este foi o nono mês consecutivo em que a cidade da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, teve saldo positivo na criação de postos de trabalho. A informação consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado nesta quarta-feira (30). O saldo é o resultado da diferença entre admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.
Considerando o período entre outubro de 2023 e setembro de 2024, São José dos Campos registrou 9.226 novos postos de trabalho formais. Neste ano, o saldo verificado entre janeiro e setembro é de 8.748 empregos.
De acordo com o Caged, o setor de serviços liderou o ranking de geração de empregos com carteira assinada no município em setembro. Ao todo, foram criados 356 postos de trabalho. Em segundo lugar ficou a indústria (262 vagas), seguida pelo comércio (162), a construção civil (50) e a agropecuária, com uma vaga.
A prefeitura promove cursos de qualificação gratuitos para a população, por meio do programa Qualifica São José. Em 2023, o projeto ofereceu 32 mil vagas para os cursos.