Redação Scriptum com Câmara de São Paulo
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão ao cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo. A homenagem foi proposta pela vereadora Edir Sales (PSD), que entregou as honrarias em sessão solene realizada na sexta-feira (1) no Theatro Municipal, na região central da cidade. Entre as autoridades presentes estavam o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e o vereador Rodrigo Goulart (PSD). Por iniciativa da prefeitura, Dom Odilo foi condecorado com o Prêmio Cidade de São Paulo.
O evento celebrou, ainda, os 70 anos da Catedral da Sé, patrimônio histórico do município inaugurado em 5 de setembro de 1954. “A Câmara Municipal corretamente concede esta honraria ao Dom Odilo numa homenagem muito importante, que reconhece as ações da Igreja Católica desde o início da cidade de São Paulo”, disse Kassab.
Durante a cerimônia, Edir também destacou a importância do homenageado. “Merecidíssima esta homenagem ao nosso querido cardeal Dom Odilo Scherer. Ele é uma pessoa abençoada. É a cidade de São Paulo que está fazendo esta grande festa aqui no Theatro Municipal. São 75 anos do nosso querido Dom Odilo e 70 anos da Catedral da Sé”, afirmou a parlamentar.
Dom Odilo disse que recebeu as honrarias com gratidão e simplicidade. “Agradeço à vereadora Edir Sales e aos vereadores que apoiaram essa iniciativa. A minha contribuição à cidade eu tento dar através do trabalho que faço como bispo, como religioso à frente da Arquidiocese de São Paulo, que, naturalmente, está vinculada à cidade desde o início e também à Igreja Católica, que represento e está muito presente em todos os bairros, com muitos trabalhos religiosos, mas também sociais, nas áreas da saúde, educação e assistência social.”
Trajetória
Nascido em Cerro Largo — município da região das Missões Jesuíticas, no Noroeste do Rio Grande do Sul — em 21 de setembro de 1949, Odilo Pedro Scherer foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976. Em 1994, foi chamado para trabalhar em Roma, na Itália, como oficial da então Congregação para os Bispos, função que exerceu até novembro de 2001, quando o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de São Paulo. Em 2007, Dom Odilo foi nomeado cardeal e arcebispo pelo Papa Bento XVI.
Em setembro último, quando completou 75 anos, Dom Odilo apresentou sua carta de renúncia ao Papa Francisco, conforme prevê o Código de Direito Canônico. O Santo Padre acatou o pedido, mas pediu que o cardeal permanecesse no posto por mais dois anos.