Redação Scriptum com Vale 360 News
O prefeito reeleito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), anunciou uma série de obras na área da saúde, com destaque para a construção de mais dois hospitais no município de 697 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. O anúncio foi feito em entrevista concedida ao canal do YouTube do portal de notícias Vale 360 News.
De acordo com o prefeito, o Hospital da Mulher será construído na Vila Industrial, ao lado do Hospital de Retaguarda, e terá uma estrutura “moderna e especializada” para atender as pacientes. “Já estamos planejando iniciar essa construção em 2025. O novo hospital vai trazer um ambiente exclusivo para as mulheres, com atendimento especializado e uma nova maternidade. Estamos falando de 78 leitos voltados exclusivamente para elas”, disse Anderson Farias.
Segundo o prefeito, o Hospital Municipal está se tornando insuficiente para atender às demandas crescentes da cidade. “Hoje fazemos cerca de 7.000 partos por ano, com excelência, mas o espaço já está ficando pequeno. Vamos melhorar ainda mais o ambiente de acolhimento com o novo hospital”, garantiu o gestor.
Ainda conforme Anderson, será construído um hospital na região Sul do município, em parceria com a Santa Casa. “A região é a mais populosa de São José dos Campos. Precisamos de um hospital que traga mais especialidades para essa área. A Santa Casa faz parte do atendimento, mas queremos expandir essa parceria para oferecer mais serviços à população”, frisou o prefeito.
A Clínica Sul, que atualmente não realiza cirurgias, também será ampliada. A prefeitura pretende construir mais 82 leitos na unidade, que vai contar com um total de 132 leitos, além de implantar duas salas para cirurgias. “Vamos começar a realizar cirurgias de baixa complexidade na Clínica Sul. Isso desafogará o Hospital da Vila e trará mais comodidade para os moradores da região”, ressaltou Anderson Farias.
Unidades básicas
Além da construção dos hospitais, o prefeito falou na entrevista sobre as melhorias que estão sendo realizadas pela administração municipal nas unidades de pronto atendimento e nas unidades básicas de saúde. A UPA da região Norte vai ganhar um novo prédio. A UPA do Putim será ampliada, com a separação dos prontos-socorros infantil e adulto. “Estamos modernizando a infraestrutura existente para dar mais conforto e agilidade no atendimento. A UPA do Putim, por exemplo, vai passar por uma grande reforma para atender melhor tanto as crianças quanto os adultos”, explicou Anderson Farias.
Novas unidades básicas de saúde serão construídas em bairros como Pinheirinho, Palmares, Cajuru e Jardim Helena. As unidades já existentes serão ampliadas. “A UBS do Bosque dos Eucaliptos será reconstruída em um novo prédio, em parceria com a Santa Casa. Essa ampliação é fundamental para atendermos às demandas crescentes dos moradores”, ressaltou o prefeito.