Coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, o programa Bairro Paulista vai garantir melhorias em áreas como mobilidade urbana, iluminação pública e regularização fundiária

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário Marcelo Branco: iniciativa tem como objetivo transformar as cidades em espaços mais sustentáveis e inteligentes

 

 

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, liderança do PSD, lançaram na terça-feira (26) o programa Bairro Paulista. A iniciativa, que será realizada em parceria com as prefeituras, tem como objetivo transformar as cidades do Estado em espaços mais sustentáveis e inteligentes, com projetos que vão garantir avanços na mobilidade urbana, na regularização fundiária, na iluminação pública, na gestão de resíduos sólidos, entre outras áreas.

O programa prevê melhorias como a construção de ciclovias, a pavimentação de ruas com asfalto ecológico, produzido com pó de borracha proveniente da trituração de pneus, e a instalação de lâmpadas de LED, que economizam energia e proporcionam mais luminosidade que as de mercúrio e de vapor de sódio. A relação completa dos municípios que já têm projetos aprovados pelo Estado e os critérios de seleção para a participação no programa estão disponíveis aqui.

De acordo com Tarcísio, o Estado vai ajudar no planejamento urbano dos municípios, que poderão contar com a expertise de técnicos da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, sob a gestão de José Police Neto, também filiado ao PSD. “Estamos oferecendo solução técnica, um cardápio de opções para prefeituras e equipes técnicas fazerem seus projetos e buscarem os recursos. Vamos ser parceiros no financiamento e na solução”, explicou o governador.

Tarcísio destacou, ainda, que as parcerias com as prefeituras vão auxiliar o governo estadual a alcançar melhores soluções climáticas e sustentáveis. “Estamos caminhando de forma aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo 2050. Queremos fazer com que nossas cidades sejam mais resilientes, para que possam se preparar para momentos de estiagem e de chuvas intensas.”

O secretário Marcelo Branco também ressaltou a importância da iniciativa. “Nossa secretaria tem a missão de melhorar a qualidade de vida. Começamos, como tradicionalmente tem sido feito, construindo casas, melhorando a qualidade de vida individualmente. Agora, através da mudança que o governador fez na secretaria, começamos a trabalhar com planejamento urbano, procurando melhorar a qualidade de vida de uma forma coletiva, para que as cidades tenham mais resiliência e sejam melhores ambientes para se viver.”