![Renato Jr/Prefeitura de Itatiba](https://psd.org.br/wp-content/uploads/2025/01/Renato-Jr_PMI.jpg)
Serão construídas duas pontes de 12 metros de largura; parte do Ribeirão, que está com apenas 5 metros de largura, será aumentado, com muro de pedra nas duas margens.
Edição Scriptum com Prefeitura de Itatiba
As obras do Projeto Avenidas Marginais, em Itatiba, estão mudando a paisagem urbana da região central do município de 122 mil habitantes da região de Campinas, administrado por Thomás Antonio Capeletto de Oliveira, o Dr Thomás. No final de 2024 foi iniciada a etapa de demolição necessária para a construção de novas vias margeando o ribeirão Jacaré, que ligarão o acesso da Itatiba-Jundiaí a Itatiba-Campinas.
Além de contribuir para a mobilidade urbana, esta intervenção do Programa Avança Itatiba também é mais uma medida municipal contra enchentes. Terminadas as demolições, é dado início às obras de infraestrutura, incluindo o alargamento de trecho do ribeirão Jacaré e muro de pedra, além do revestimento, chamado de jateamento de concreto, das margens do ribeirão Jacaré.
Serão construídas duas pontes de 12 metros de largura; uma delas ligará a avenida Maria de Lourdes Abreu à rua Coronel Peroba, na altura da rua Brasil. Parte do Ribeirão, que está com apenas 5 metros de largura, será aumentado, para deixá-lo alargado e retilíneo, com muro de pedra nas duas margens.
“Vamos deixar todos os trechos com 12 metros de largura, e além disso, será feito esse revestimento com o concreto para que aumente a velocidade do escoamento no sentido do rio Atibaia”, destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Adilson Franco Penteado. Também serão construídas galerias de águas pluviais para direcionamento da água de chuva, rede de água e rede de esgoto. Esta etapa é necessária antes da pavimentação.