Edição Scriptum com Prefeitura de Piracicaba
Pela primeira vez em Piracicaba, município de 438 mil habitantes do interior de São Paulo administrado pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), a rede pública de saúde conta com um equipamento que permite a realização do ultrassom morfológico 4D para gestantes. Nesta quarta-feira (5), o prefeito esteve no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para acompanhar um mutirão em que foram realizados 22 exames desse tipo. “Acabamos de receber esse novo equipamento. O mais importante é a qualidade da imagem, para que se possa fazer um diagnóstico em casos especiais, as mamães se sintam mais seguras e os bebês tenham qualidade de vida desde a gestação”, destacou Helinho. Ele visitou o CDI acompanhado pelo vice-prefeito de Piracicaba e secretário municipal de Saúde, Sergio Pacheco.
O exame é feito entre 20 e 24 semanas de gestação e indicado pelo médico ou o enfermeiro que acompanha a gestante. Além de permitir a visualização de ações como um sorriso do bebê e o piscar de olhos, o exame em 4D auxilia o médico a avaliar com mais precisão o volume e o funcionamento de órgãos como o pulmão e o coração.
Durante a visita, Sergio Pacheco também destacou a importância da iniciativa. “Pela primeira vez na história, a prefeitura de Piracicaba oferece esse exame pelo SUS. Com o ultrassom em 4D, é possível ver detalhes e dar mais segurança aos pais”, disse o vice-prefeito.