Deputado do PSD-SP questionou Ministério da Defesa sobre violência cometida contra um jovem soldado

O deputado Saulo Pedroso: “Os fatos vexatórios envolvendo a unidade militar de Pirassununga causaram grande repulsa na sociedade”

 

 

Edição Scriptum com Redação da Liderança do PSD na Câmara

 

O deputado do PSD-SP Saulo Pedroso acionou o Ministério da Defesa sobre um caso de agressão ocorrido em janeiro no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em Pirassununga (SP). “Os fatos vexatórios envolvendo a unidade militar de Pirassununga causaram grande repulsa na sociedade e certamente não coadunam com os valores e os princípios da instituição”, aponta Saulo Pedroso.

Em 16 de janeiro, um soldado de 19 anos foi vítima de violenta agressão física, na qual seis colegas de farda utilizaram cabo de vassoura, remo de panela industrial e pedaços de madeira para machucar e humilhar o jovem.

O Exército informou esta semana que os seis envolvidos foram expulsos da instituição. E o jovem agredido está afastado por 90 dias de suas atividades para recuperação.

Pedroso enviou à Defesa um requerimento de informação em que questiona sobre os motivos da agressão, sobre as ações tomadas pelas autoridades contra os acusados e no suporte à vítima e sobre os desdobramentos das investigações.

O parlamentar destaca que a situação se tornou ainda mais grave após a vítima tentar tirar a própria vida por sofrer também agressões psicológicas por meio de comentários e imagens compartilhadas na unidade militar.

O caso foi registrado no 1° Distrito Policial de Pirassununga como lesão corporal. O Ministério da Defesa tem até 30 dias para responder aos questionamentos do parlamentar.