Do total de famílias atendidas pelo Residencial Villa Veneto, 70% foram removidas de áreas de risco ou de frente de obras

O secretário Marcelo Branco: do total de famílias atendidas, 70% foram removidas de áreas de risco ou frente de obras

 

Edição Scriptum com Agência SP

 

O Governo de São Paulo entregou nesta quarta-feira (26), em Suzano, na Região Metropolitana da Capital, 416 apartamentos para famílias com renda de até cinco salários mínimos pelo programa habitacional Casa Paulista. Os imóveis do Residencial Villa Veneto, na Chácara Estância Paulista, foram financiados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na modalidade Carta de Crédito Associativa (CCA), um investimento de R$ 74,9 milhões.

“O sonho do brasileiro é a casa própria e nós realizamos esse sonho. Por meio desse programa habitacional, estamos retirando as pessoas de áreas de risco, as que moravam em palafita, na Baixada Santista, as que estavam em encostas de morro ou nas várzeas dos rios. Temos muito a realizar ainda, mas essa é a nossa política de estado. Por isso temos que ter uma Secretaria de Habitação e uma CDHU fortes. A gente precisa colocar recursos e ter determinação. Com o tempo, vamos fazer a diferença”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

A entrega contou ainda com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, liderança do PSD paulista; do prefeito de Suzano, Pedro Ishi; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, além de parlamentares municipais e prefeitos de outras cidades da região.

Com recursos do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS), a CDHU contratou as moradias diretamente da construtora e as financiou, com subsídios e juros zero aos novos moradores. Do total de famílias atendidas, 70% foram removidas de áreas de risco ou frente de obras, sendo que parte delas recebe auxílio moradia da CDHU. As demais foram indicadas pela Prefeitura de Suzano.

O residencial é composto por 26 torres de quatro pavimentos. São 403 apartamentos de dois dormitórios e outros 13 com um dormitório, adaptados para pessoas com deficiência. As unidades têm cozinha, banheiro, lavanderia e área privativa de 41m². No condomínio, os futuros moradores contarão com infraestrutura de lazer, que inclui playground, salão de festas, churrasqueira, área de convívio descoberta e jardins. O residencial dispõe ainda de bicicletário e 417 vagas para carros.