
O prefeito César Nascimento: selo de ‘Cidade Verde do Mundo’ é a ratificação de que “Cubatão está no rumo certo”
Edição Scriptum com Prefeitura de Cubatão
A gestão do prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), recebeu oficialmente na quarta-feira (16) o selo Tree Cities of the World, entregue por representantes da Arbor Day Foundation, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), em cerimônia realizada no parque Caminhos do Mar, local que faz parte do parque estadual Serra do Mar. O certificado internacional é concedido a municípios que estão adotando práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas e que valorizam o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos habitantes.
Durante o evento, que contou com a participação da vice-prefeita Andrea Castro, de secretários municipais, entre outras autoridades, o prefeito lembrou que a cidade há muito tempo deixou de ser conhecida como o “Vale da Morte”, como era chamada nos anos de 1980, em função dos altos índices de poluição. “Por ser cubatense nato, sinto-me muito orgulhoso por este momento. O selo de ‘Cidade Verde do Mundo’ é a ratificação de que Cubatão está no rumo certo, de que realmente Cubatão é o ‘Vale da Vida’. Essa conquista é maravilhosa, não apenas para a prefeitura, mas para toda a cidade, para todos aqueles que nos ajudaram a conquistar esse certificado em sinergia, a sociedade civil, o poder público e demais atores. E esse é apenas o início para prospectarmos o futuro”, afirmou César.
Diversas ações contribuíram para que Cubatão conquistasse esse reconhecimento. Entre as iniciativas realizadas estão a implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana e compensações ecológicas, com plantio de árvores nativas e ações transversais, em projetos habitacionais desenvolvidos na Vila Esperança, na Vila dos Pescadores e na Ilha Caraguatá.