Imunizante desenvolvido pelo Butantan será aplicado em pessoas a partir dos 18 anos

Imunizante demonstrou induzir produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus chikungunya em estudos clínicos

 

Edição Scriptum com g1 Rio Preto

 

Mirassol será a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a vacina contra a chikungunya. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo prefeito Dr. Edson Ermenegildo (PSD). A partir de outubro o município deve iniciar a aplicação das doses em pessoas com mais de 18 anos.

O secretário municipal de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, destacou que a vacina será aplicada exclusivamente em pessoas residentes em Mirassol.

O imunizante IXCHIQ (vacina chikungunya recombinante atenuada), desenvolvido pela farmacêutica austríaca Valneva, em parceria com o Instituto Butantan, teve o registro aprovado no dia 14 de abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina, de dose única, é voltada a pessoas a partir dos 18 anos. É contraindicada para mulheres grávidas e pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas. O imunizante demonstrou induzir produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus chikungunya em estudos clínicos, de acordo com o Butantan.

A vacina foi avaliada nos Estados Unidos em quatro mil voluntários de 18 a 65 anos. Apresentou eficácia em 98,9% dos participantes, que produziram anticorpos neutralizantes, com níveis que se mantiveram robustos por ao menos seis meses.