Obra representa mais um investimento do prefeito Luis Camargo no combate à violência contra as mulheres

Espaço foi reformado e conta com balcão de atendimento, sala administrativa, sala de acolhimento, brinquedoteca para os filhos das mulheres atendidas e banheiros

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Arujá

 

O prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), entregou na terça-feira (10) a nova base fixa da patrulha Maria da Penha, instalada na avenida Armando Colângelo. A iniciativa é mais um investimento da prefeitura do município da Grande São Paulo no combate à violência contra as mulheres. O espaço foi reformado e conta com balcão de atendimento, sala administrativa, sala de acolhimento, brinquedoteca para os filhos das mulheres atendidas, banheiros, entre outros espaços. “O ideal seria que não precisássemos de um equipamento como este, mas enquanto for necessário, vamos agir com firmeza. Esta base, localizada em um dos bairros mais populosos da cidade, representa também um recado claro ao agressor, ele não ficará impune. A mulher merece acolhimento, respeito e segurança. Esse é o nosso compromisso”, garantiu o prefeito.

Durante o evento de inauguração, a primeira-dama de Arujá e presidente do Fundo Social, Clau Camargo, que coordena políticas públicas para as mulheres, ressaltou a importância da iniciativa. “Sabemos que muitas mulheres permanecem em ambientes de violência por não terem renda. Por isso, o Fundo Social oferece cursos de capacitação para garantir a autonomia financeira e a possibilidade real de recomeço.” Clau destacou, ainda, os convênios firmados pela administração municipal com instituições como o Instituto Natura e o projeto Acolhe, do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que garantem abrigo e proteção às vítimas de violência.

Coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM), a patrulha Maria da Penha atua de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, e pode ser acionada a qualquer momento pelo telefone 153 ou por meio da rede de proteção local, que inclui a Delegacia da Mulher (DDM), a OAB e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Desde que iniciou suas atividades, há 3 anos e 9 meses, a patrulha já realizou 5.210 atendimentos, 38 palestras preventivas e 85 prisões.