Gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD) também atendeu pacientes que aguardavam endoscopias desde 2021

Moradora é atendida em mutirão promovido pela prefeitura no bairro Santa Terezinha

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Piracicaba

A gestão do prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), zerou as filas de espera por exames de mamografia e endoscopia, que estavam represados no município do interior de São Paulo desde 2021. A ação só foi possível com os mutirões promovidos pela prefeitura nos últimos seis meses. De acordo com a gerência da Atenção Secundária em Saúde, entre janeiro e junho de 2024, a rede pública realizou 2.524 exames de mamografia e 248 de endoscopia. No mesmo período de 2025, foram realizadas 14.565 mamografias e 1.820 endoscopias, um crescimento de 477% e 633%, respectivamente, na oferta dos exames em apenas seis meses.

Segundo o prefeito, “aos poucos, as melhorias vão acontecendo em outras especialidades importantes”, que também terão fila de espera zeradas no município. “Quando assumimos, encontramos diversos desafios e o da saúde era o mais complexo. Fomos avaliando todos os casos, vimos as possibilidades e fomos desenrolando os problemas com o empenho de todas as equipes e parceiros da Secretaria Municipal de Saúde. Não vamos parar por aqui, vamos continuar ofertando os procedimentos para que todos sejam atendidos de forma rápida e digna”, garantiu Zanatta.

A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, enfatizou a importância das ações da prefeitura. “Exames como a mamografia e a endoscopia são ferramentas fundamentais para o diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer, o que faz toda a diferença no sucesso do tratamento. O início precoce do tratamento é, de fato, o principal fator para o sucesso no combate ao câncer.”