
Dia do Comerciante reuniu diversas lideranças e autoridades, entre elas o presidente da entidade, Roberto Ordine (centro).
Edição Scriptum com Diário do Comércio
Em tom crítico ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), estabelecido por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) comemorou na quarta-feira (16) o Dia do Comerciante. A data foi celebrada em evento promovido no Clube Círculo Militar, na capital paulista, que reuniu diversas lideranças e autoridades, entre elas o presidente da entidade, Roberto Ordine, consultor do Espaço Democrático, fundação do PSD para estudos e formação política, o secretário especial de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, um dos fundadores do partido, e o prefeito paulistano, Ricardo Nunes.
Na abertura do evento, Ordine lembrou que o País atravessa um momento crítico em relação às contas públicas. “Hoje eu olhei o painel do Impostômetro e ele marcava mais de R$ 2,1 trilhões. Já o Gasto Brasil marcava R$ 2,8 trilhões”, disse o presidente da ACSP. Nesse contexto, segundo o dirigente da associação, em vez de cortar gastos, o governo tenta ajustar o orçamento com o aumento de impostos.
Um dos idealizadores do Simples Nacional, regime tributário voltado às micro e pequenas empresas brasileiras, Afif destacou a importância da entidade e de suas 15 distritais. “As distritais dão mais vida à base da associação comercial, são a base dos nossos empresários”, destacou o secretário estadual, que representou no evento o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Ricardo Nunes criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que acatou parcialmente o decreto presidencial que aumenta alíquotas do IOF. Para o prefeito da capital paulista, a medida foi uma triste notícia para os empresários. “Não aguentamos mais tantos impostos, não podemos deixar que más administrações acabem com o sonho de São Paulo. Ano que vem teremos a oportunidade de mudar isso.”
Homenagens
Durante o evento, 16 comerciantes foram homenageados pela entidade, entre eles o chef francês Olivier Anquier, proprietário da padaria Mundo Pão, Maria Conceição Piassi, do restaurante Piassi, e Rocco Lence, proprietário da Vinícola Lucano. O Dia do Comerciante foi instituído pela lei federal 2.048, de 26 de outubro de 1953, para homenagear José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, patrono do comércio brasileiro.