Programa realizado pela gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) permite que empresas e pessoas físicas adotem praças, parques e canteiros da cidade

Iniciativa estimula a participação social nos cuidados com os espaços públicos e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população

 

Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

 

Somente entre janeiro e julho deste ano, a gestão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), economizou R$ 530 mil na zeladoria de áreas verdes no município do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. A economia é resultado da realização do Programa de Adoção de Áreas Verdes, que conta com 91 espaços já adotados e 21 processos em análise. Além de reduzir os custos de manutenção, a iniciativa estimula a participação social nos cuidados com os espaços públicos e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

O projeto, que envolve empresas privadas e moradores, valoriza a cidade com ações de embelezamento e sustentabilidade, ao permitir que praças, parques, canteiros, rotatórias e centros poliesportivos sejam adotados por terceiros em troca da divulgação de seus nomes. Atualmente, o programa contempla 73 canteiros e 18 praças, totalizando 288 mil metros quadrados de áreas adotadas.

O empresário responsável pela adoção realiza a manutenção integral do espaço público e de seus equipamentos, fornecendo mão de obra, material e insumos. Como contrapartida, é permitida a afixação de placas padronizadas com a divulgação da empresa. O programa foi estabelecido pela lei municipal 9.640, de 19 de dezembro de 2017, e pelo decreto 17.964, de 14 de setembro de 2018.