Cidades da região central de São Paulo avançam em iniciativas pelo desenvolvimento econômico e social

O secretário estadual e presidente do PSD, Gilberto Kassab, participou da cerimônia de inauguração do espaço

 

 

Redação Scriptum

 

O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, participou na sexta-feira (23), em Ibitinga, da inauguração da sede do Consórcio Cicesp (Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo), que reúne cidades da região em esforços conjuntos para o desenvolvimento econômico e social. De acordo com a diretora executiva da entidade, Natália Polaco Brambilla, a sede própria da entidade representa “a consolidação de um caminho construído a muitas mãos, com união, confiança e visão de futuro”.

Em sua fala, a dirigente do consórcio destacou que a união dos municípios integrantes já permitiu conquistas significativas. “Implantamos e desenvolvemos o Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal, e nesse processo demos um verdadeiro salto de qualidade. Hoje estamos prestes a receber o selo de equivalência ao SISBI, o que significa que, em breve, teremos produtos dos nossos produtores regionais, inspecionados pelo CICESP, chegando às prateleiras de todo o Brasil. Isso representa não apenas abertura de mercado, mas também valorização do produtor local e fortalecimento da nossa economia regional”.

Segundo Natália Brambilla, as estatísticas reforçam que o Cicesp está inserido em uma das regiões mais dinâmicas do Estado, com grande capacidade de geração de emprego, renda e inovação. Entre janeiro e maio de 2025, o saldo de empregos nos municípios consorciados cresceu 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ibitinga, Tabatinga, Itápolis, Novo Horizonte e Iacanga estão entre os maiores geradores de empregos no setor têxtil paulista.

“E os números não param por aí”, disse a dirigente do consórcio, que prosseguiu: “Nossa região reúne aproximadamente 270 mil habitantes, com uma poupança de R$ 1,7 bilhão, e somente nos primeiros cinco meses de 2025 foram abertas 3.153 novas empresas, principalmente no setor de serviços. Em 2024, os investimentos em energia fotovoltaica ultrapassaram R$ 127 milhões, consolidando o compromisso com energias renováveis”.

Na geração de empregos específicos, ela explicou, Bariri se destaca como 13ª colocada no Estado na fabricação de móveis em metal; Itajobi aparece na 16ª posição em cosméticos, perfumaria e higiene pessoal; e Borborema é o maior gerador de empregos de São Paulo no comércio atacadista de cereais (no amendoim). Novo Horizonte se destaca como o maior gerador de empregos da Região Administrativa na atividade de manutenção e reparação de máquinas e equipamentos. E 2º maior na fabricação de peças de vestuário, juntamente com Iacanga que o ocupa o 10º no Estado. Arealva ocupou o 1º lugar no estado em geração de empregos em criação de frango de corte, e 2º lugar no cultivo de seringueira, evidenciando a força do setor comercial do agronegócio. Além disso, Itápolis tem se projetado nacionalmente também pela produção de transformadores elétricos, setor estratégico que fortalece sua economia industrial; e Ibitinga conquistou o posto de 1º lugar em volume de vendas no e-commerce, evidenciando sua modernização e a força do comércio digital local.

No comércio exterior, nossa balança comercial evoluiu em 181 milhões de dólares na última década. Só no primeiro semestre de 2025, os Países Baixos lideraram como principais compradores (31,13%), seguidos por Turquia (20,48%), Japão (14,66%), Estados Unidos (8,28%), além de Reino Unido, Marrocos, China, Índia, Espanha, Alemanha e Noruega.

“Hoje não inauguramos apenas uma sede. Inauguramos uma nova fase da cooperação regional, reafirmando nosso compromisso de que, unindo municípios, fortalecemos a região”, concluiu.