
Pesquisa recente da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostra que 86,3% da população aprova o serviço público no município.
Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos
Foco permanente da atenção da gestão do prefeito Anderson Farias (PSD), a segurança pública de São José dos Campos continua a se destacar, com resultados positivos e grande aprovação popular. Uma pesquisa recente da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostra que 86,3% da população aprova o serviço público no município.
A Guarda Civil Municipal obteve um dos melhores índices, com 90,7% de aprovação, representando um aumento de 1,1% em relação à primeira pesquisa do ano.
O município também se destaca pela queda nos índices criminais. Desde a criação do programa São José Unida, em 2017, a Prefeitura de São José dos Campos tem investido em tecnologia, integração e operações conjuntas entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais.
O impacto é significativo. Comparando o período de janeiro a julho de 2016 com o mesmo período em 2025, houve queda de 91% nos roubos de veículos; de 84% nos roubos; de 71% nos furtos de veículos; de 15% nos furtos; e 61% menos homicídios. Os números entre 2024 e 2025 também reforçam a tendência de queda, mesmo com o aumento populacional.
Esses resultados refletem o esforço contínuo da Prefeitura em planejar e executar ações estratégicas por meio do programa São José Unida, que promove a integração entre as diferentes forças de segurança, operações conjuntas e o uso de tecnologia avançada para combater a criminalidade e proteger a população.
Neste ano, São José ganhou 60 novos Guardas Municipais durante as comemorações dos 258 anos da cidade, em julho. Ainda em setembro, mais 14 aprovados em concurso serão convocados para reforçar o efetivo, que já se tornou referência em todo o Estado.
A gestão de Anderson Farias também vem investindo bastante em tecnologia. O Centro de Segurança e Inteligência (CSI), inaugurado em 2021, já é símbolo de modernidade e eficiência no combate ao crime. Em apenas quatro anos, foram mais de 3.500 ocorrências atendidas, com 1.651 pessoas detidas, 792 veículos recuperados e 358 procurados capturados.
Neste ano a previsão é de que o sistema passe de 1.186 para 1.691 câmeras inteligentes, reforçando o monitoramento em tempo real em pontos estratégicos da cidade.
Com novos efetivos, estruturas modernas, tecnologia avançada e integração entre forças de segurança, São José dos Campos reafirma a posição como referência nacional em gestão inteligente da segurança pública, garantindo mais tranquilidade, confiança e qualidade de vida para a população.
Pesquisa
O índice de satisfação da Indsat é calculado a partir da média ponderada das avaliações de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. O resultado gera uma pontuação única, de 0 a 1.000 pontos, que classifica os serviços públicos em diferentes graus de satisfação.
A pesquisa ouviu 600 moradores com mais de 16 anos, considerando exclusivamente a percepção da população joseense. A margem de erro é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.