O vereador Coronel Camilo (PSD), que comandou a Polícia Militar de 2009 a 2012, publicou artigo com dicas de segurança no período de férias na edição mais recente do jornal “MetroNews”. Leia abaixo a íntegra do artigo: Para impedir que os assaltos e outros crimes atrapalhem a viagem no Carnaval e a temporada de calor, […]

O vereador Coronel Camilo (PSD), que comandou a Polícia Militar de 2009 a 2012, publicou artigo com dicas de segurança no período de férias na edição mais recente do jornal “MetroNews”. Leia abaixo a íntegra do artigo:

Para impedir que os assaltos e outros crimes atrapalhem a viagem no Carnaval e a temporada de calor, é essencial adotar medidas básicas para dificultar a ação dos ladrões.

Uma delas, em especial, está voltada para a residência na Capital e Grande São Paulo, que permanecerá fechada durante o descanso das famílias em outras cidades.

Prepare um “pacote” de ações que não são muito caras e que dão o resultado esperado. Se estiver com assinaturas de revistas e jornais, suspenda o contrato pelo menos no período em que estiver ausente.

A aglomeração de papéis pode dar a impressão de abandono e de que o imóvel está livre para a invasão de bandidos.

Avise seus vizinhos que a casa ficará vazia e tente manter contato caso ocorra algum imprevisto ou suspeita de roubos no local. Sensores de presença que iluminam calçadas podem ajudar a prevenir delitos e não têm custo tão elevado.

Não opte por manter as luzes acesas. Essa estratégia nem sempre funciona.

Ao chegar à casa de veraneio, a segurança também não pode ficar de lado. Quando entrar e sair, fique atento com os portões: verifique se pessoas estranhas estão rondando o bairro.

Não deixe as portas apenas encostadas, mesmo que a região seja tida como tranquila. Em caso suspeito, avise a Polícia Militar pelo 190.

Só na Baixada Santista a PM disponibilizou 300 PMs a mais nas orlas.

Já à beira mar, evite ostentar joias. Leve somente o necessário, pouco dinheiro e mantenha cartões guardados em casa. Celulares têm sido alvos constantes de assaltantes.

Não exponha e evite fotografar pontos que não estejam próximos às bases policiais. Cuidar da família é fundamental para que as férias tragam boas recordações. Nunca reaja! Sua vida vale muito mais.