O novo portal contém estatísticas das micro e pequenas empresas e do Simples Nacional, monitora em tempo real a abertura e o fechamento dessas empresas, por cidade, Estado e atividade econômica.
O ministro Guilherme Afif lançou o site Empresômetro, com informações sobre micro e pequenas empresas

O ministro Guilherme Afif lançou o site Empresômetro, com informações sobre micro e pequenas empresas

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)  lançaram nesta terça-feira (18) um portal de internet com dados e números sobre o universo das micro e pequenas empresas brasileiras (MPEs). Chamado de Empresômetro MPE, o novo portal foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e contém estatísticas das micro e pequenas empresas (MPEs) e do Simples Nacional, monitora em tempo real a abertura e o fechamento dessas empresas, por cidade, Estado e atividade econômica, entre outras informações relevantes sobre o setor.

Clique aqui para acessar o Empresômetro

Segundo o ministro Guilherme Afif, trata-se basicamente de uma política de incentivo ao crescimento das empresas. “O Empresômetro será um belo instrumento para aferir o que acontece com o empreendedorismo no Brasil, lastreado na micro e na pequena empresa. Vamos mostrar isso no dia a dia, porque as informações serão disponibilizadas em tempo real”, disse o ministro durante a cerimônia de lançamento da ferramenta.

De acordo com Afif, será mostrado o número de empresas que abrem e fecham, setor por setor; município por município, “criando inclusive uma competição muito interessante entre municípios. Será uma briga, um concurso e uma competição muito sadia sobre empreendedorismo, porque quem gera emprego e renda, sem dúvida é a micro e a pequena empresa”, argumentou o ministro.

Termômetro

Com mais de 13 milhões de empreendimentos cadastrados, o sistema também serve como termômetro da economia brasileira. Atualmente, as MPEs representam a quase totalidade das empresas no Brasil, sendo essenciais para a economia brasileira por sua capacidade de geração de emprego e renda, participando com mais de 27% do PIB nacional.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o Empresômetro mostra, em suas estatísticas, que o Brasil ganhou, em média, cerca de 4.000 micro e pequenas empresas por dia neste ano. E o Estado de São Paulo é o responsável por mais de um quarto dessas novas empresas, de acordo com dados do sistema.

No Estado, a média diária é de 1.108 inaugurações. Na sequência, aparecem os Estados de Minas Gerais (411), Rio de Janeiro (348), Rio Grande do Sul (305) e Paraná (274).

O segmento de vestuários e acessórios lidera o ranking de áreas com mais micro e pequenas empresas em atividade, seguido pelo varejo de alimentos (minimercados, mercearias e armazéns) e por lanchonetes e similares.

“São áreas em que, tradicionalmente, há uma grande presença de empresas de pequeno porte”, diz Roberto Nogueira Ferreira, da CNC. Para a CNC, o Empresômetro MPE é um importante instrumento auxiliar para a formulação de políticas públicas e para o planejamento das atividades empresariais.

De início, o sistema não trará dados sobre o tempo necessário para a abertura de empresas. A expansão das micro e pequenas, no entanto, será computada com informações por cidade.

“A ferramenta servirá para a definição de estratégias para governos e entidades, que poderão, por exemplo, oferecer cursos de capacitação de acordo com os tipos de empresas existentes em cada município”, afirma Ferreira.

As PMEs em números

Segundo o Sebrae Nacional, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões).

De acordo com o Portal do Empreendedor, no Brasil existem 3,7 milhões de MEIs (dezembro/2013).

As micro e pequenas empresas podem ser classificadas de acordo com o número de empregados e com o faturamento bruto anual.

Veja abaixo os principais números sobre a participação dos pequenos negócios nas economias brasileira e paulista:

As MPEs representam

  • 99% dos estabelecimentos
  • 52% dos empregos formais
  • 28% do faturamento
  • 27% do PIB
  • 0,9% do valor das exportações