Lançado em agosto passado, o CittaMobi é um aplicativo que evita a espera desnecessária dos usuários nos pontos de parada. Eles podem se programar e ir para o ponto faltando poucos minutos antes de o ônibus passar.
O aplicativo CittaMobi, que mostra em tempo real os itinerários dos ônibus -  Foto: Roberto Galhardo

O aplicativo CittaMobi, que mostra em tempo real os itinerários dos ônibus – Foto: Roberto Galhardo

Na cidade de Ribeirão Preto, o aplicativo que permite acompanhar em tempo real o horário e o itinerário dos ônibus urbanos, chamado CittaMobi, alcançou 620.423 acessos no último mês de dezembro. Ainda em dezembro, a média de acessos por usuário foi de 42. A cidade é administrada pela prefeita Dárcy Vera (PSD).

Lançado em agosto do ano passado, pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, e Consórcio PróUrbano, o CittaMobi passou a fazer parte da rotina do usuário do transporte coletivo, que com o aplicativo fica menos tempo nos pontos de parada esperando os ônibus chegarem.

A Transerp e o Consórcio realizaram, desde 2009, três pesquisas de qualidade do transporte e a principal reclamação dos usuários foi com relação ao tempo de espera nos pontos de ônibus.

“O CittaMobi é um aplicativo que evita a espera desnecessária dos usuários nos pontos de parada. Eles podem se programar e ir para o ponto faltando poucos minutos antes do ônibus passar”, destaca o diretor superintendente da Transerp, William Latuf.

O aplicativo, que é gratuito, pode ser baixado em computadores, smartphones e tablets com plataforma Android e iOS.

Quem não possui celular com internet, pode acessar o aplicativo em tablets ou computadores, sem a necessidade de baixar o programa.

No computador, o CittaMobi pode ser acessado pelos sites www.nossoritmoribeirao.com.br ou www.ribeiraopontoaponto.com.br ou www.cittamobi.com.br ou www.cittamobiacessibilidade.com.br.