Iniciativa da gestão do prefeito Emil Ono (PSD) foi motivada pela campanha Novembro Azul, mas será permanente nas unidades básicas de saúde da cidade

O prefeito Emil Ono

Redação Scriptum com Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia

Em Atibaia — município de 145 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — as unidades de saúde disponibilizam testes rápidos de PSA para a detecção de alterações na próstata. Os testes foram comprados pela gestão do prefeito Emil Ono (PSD) e são oferecidos aos homens com mais de 40 anos.

A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, promovida mundialmente para conscientizar a população masculina sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. “Peço aos homens que procurem nossos postos de saúde para fazer o teste. No mês de novembro nós comemoramos a prevenção do câncer de próstata, mas este teste será efetuado nos postos de forma contínua”, destaca Emil Ono.

Em cerca de 5 minutos, o teste identifica a presença da proteína Antígeno Prostático Específico, produzida pelo tecido prostático. Entre as alterações que podem ser identificadas estão a prostatite, a hipertrofia e até o câncer de próstata. O teste requer avaliação complementar de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Grazielle Bertolini, também alertou sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças da próstata. “É importante que os homens tirem o preconceito em relação ao exame clínico. Quanto mais rápido a gente fizer o diagnóstico, mais rápido o tratamento adequado pode trazer resultados. A prevenção é o melhor remédio.”