No plenário da Câmara, deputado do PSD de São Paulo também destacou a importância do Simples Nacional

O deputado Marco Bertaiolli: “Não vamos permitir que o Simples seja alterado”

“Se o governo não pode ajudar, que não atrapalhe quem quer trabalhar”. Foi com essa frase que o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) abriu a sua participação na sessão em homenagem às micro e pequenas Empresas, no Congresso Nacional, na manhã nesta quarta-feira (9).
Ele também destacou a importância do Simples Nacional, que não pode ser descaracterizado pela Reforma Tributária em discussão na Câmara Federal. “Alguns técnicos da Receita Federal entendem o Simples Nacional como uma renúncia fiscal e isso é um equívoco imenso. Não vamos permitir que o Simples seja alterado”, destacou.

Desde que assumiu o mandato de deputado federal Bertaiolli tomou para si a responsabilidade de ser a voz e a força das MPEs e das Associações Comerciais do Estado de São Paulo dentro do Congresso. Desde fevereiro até agora, o parlamentar já participou de pautas importantes como a aprovação do Cadastro Positivo e a relatoria da MP 881, que trata da Liberdade Econômica. Ele está criando a Frente Parlamentar em Defesa das Associações Comerciais.

“São as micro e pequenas empresas, com toda a sua diversidade de negócios, a grande mola propulsora da economia brasileira. É preciso que haja a liberdade e a segurança para empreender, investir novos negócios. Elas são responsáveis por 90% da geração de emprego neste País e precisam receber a atenção e o respeito que merecem”, destacou o deputado, que na sua fala também fez uma homenagem ao assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, um dos maiores defensores das MPEs e idealizador de programas como o MEI (Micro Empreendedor Individual) e o Simples Nacional. “Não há um só trabalho, um só programa em defesa dos empreendedores e da micro e pequena empresa que não tenha sido idealizado ou aprimorado pelo brilhantismo do Guilherme Afif. É preciso que nós todos reconheçamos a sua importância para o segmento”.

Reforma tributária

Para o deputado, a mais importante discussão dos próximos dias é a Reforma Tributária, que de tão antiga, segundo Bertaiolli, já se transformou numa verdadeira colcha de retalhos. “Há sugestões de todos os lados, de vários segmentos, grupos e interesses, mas o que precisamos, neste momento, é muita seriedade porque a reforma tributária é mais que urgente e necessária, mas tem que ser feita de forma transparente”.