Prefeito do PSD pediu união no combate à Covid-19 e relatou a experiência de sua gestão em Limeira, no interior paulista

O prefeito Mário Botion

 

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), defendeu nesta quinta-feira (12) uma ação conjunta dos municípios no combate ao novo coronavírus, durante sua participação na 77ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), promovida em Florianópolis. Vice-presidente de Operações de Crédito da entidade, Botion sugeriu “um compartilhamento das medidas adotadas, sempre acatando as determinações e protocolos do Ministério da Saúde.”

Por determinação do prefeito, Limeira começou a adotar medidas preventivas contra o coronavírus há cerca de dois meses. Desde então, a administração já realizou ações de conscientização e reuniu representantes de hospitais das redes pública e privada para alinhar o protocolo de atendimento e encaminhamento de eventuais casos suspeitos. Atualmente, há três casos suspeitos no município do interior paulista, que tem população estimada em 306 mil habitantes.

O protocolo seguido pela Secretaria Municipal de Saúde de Limeira é o mesmo definido pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Governo Federal. “Estamos agindo com prudência e responsabilidade, sem alarmar a população”, destacou o prefeito no evento realizado na capital de Santa Catarina, que será encerrado nesta sexta-feira (13).

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a rápida expansão global do novo coronavírus, causador da doença respiratória Covid-19, já se configura como uma pandemia, com a disseminação em mais de cem países e em todos os continentes. Os pacientes apresentam sintomas como febre, cansaço, tosse seca, dor no corpo, coriza e dificuldade para respirar.

Há também pessoas que são infectadas e não apresentam sintomas. Até esta quinta-feira (12), o Ministério da Saúde havia confirmado 77 casos no Brasil. Mas esse número deve aumentar em breve já que, somente o hospital Albert Einstein, em São Paulo, registrou 98 pessoas infectadas pelo vírus. Desse total de casos, cerca de 60 ainda não tinham sido contabilizados pelo Governo Federal.