Feriado foi criado por decreto do prefeito Gersinho Romero (PSD) e será comemorado nesta segunda-feira (20)

O prefeito Gersinho Romero

 

Para reforçar a importância do isolamento social no combate à Covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus, a gestão do prefeito de Caieiras, Gersinho Romero (PSD), instituiu o Dia da Consciência Pandêmica, feriado que será celebrado nesta segunda-feira (20), véspera do feriado do Dia de Tiradentes. A data foi instituída por meio do decreto municipal 8.251, que também proíbe o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e bancários do município de cerca de 101 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

Somente poderão funcionar durante o feriado os serviços médicos de emergência, limpeza pública e abastecimento, além da Guarda Municipal, o Velório e o Cemitério de Caieiras. O estabelecimento comercial que descumprir a determinação da Prefeitura poderá pagar multa. Os valores vão de R$ 5 mil (infração leve) a R$ 100 mil (infração gravíssima).

De acordo com o decreto assinado por Gersinho nesta quinta-feira (16), a equipe de fiscalização da Prefeitura “arbitrará o grau de infração de acordo com a exposição nociva à saúde.” A verba proveniente das multas será destinada ao Fundo Municipal de Saúde, que investirá os recursos em ações de prevenção à Covid-19 e doenças correlatas.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (17), Caieiras tem 44 casos de Covid-19 e nove mortes provocadas pela doença. Outros 40 casos aguardam os resultados dos exames laboratorais.