Iniciativa da gestão do prefeito Gersinho Romero (PSD) vai permitir que as vítimas acionem a Guarda Civil Municipal

O prefeito Gersinho Romero

 

Para combater a violência doméstica em Caieiras, cidade de 101 mil habitantes da Grande São Paulo, o prefeito Gersinho Romero (PSD) lançou o aplicativo SOS Mulher Caieiras, que permite às vítimas acionarem imediatamente a Guarda Civil Municipal. Gratuito e disponível para os dispositivos Android e iOs, o aplicativo conta com dois tipos de alerta: o laranja, que pode ser acionado por qualquer mulher em situação de risco, e o vermelho, para aquelas que já têm alguma medida protetiva concedida pela Justiça para garantir a distância em relação ao agressor.

Ao receber o alerta, uma equipe da Guarda Civil Municipal se deslocará até o local da ocorrência

 

Ao receber o alerta, uma equipe da Guarda Civil Municipal se deslocará até o local da ocorrência e adotará os procedimentos necessários. “Sabemos que as mulheres são as que mais sofrem ataques e enfrentam circunstâncias de perigo a maior parte do tempo. Neste período de pandemia, em que muitas vezes elas têm que dividir o mesmo teto com o agressor e nem podem sair de casa, isso se agrava ainda mais”, destacou o prefeito.

Dados do Ministério da Saúde registram que, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por um homem no Brasil. A cada duas horas, uma mulher morre vítima de violência doméstica, de acordo com o levantamento realizado pelo portal de notícias G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.