Ainda este ano, gestão do prefeito Gersinho Romero (PSD) implantará sistema que facilitará o atendimento de munícipes surdos ou mudos em locais como escolas e ginásios

Central de Libras da Prefeitura de Caieiras

Para facilitar o acesso de pessoas surdas ou mudas aos serviços públicos em Caieiras — município de cerca de 101 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo —, a gestão do prefeito Gersinho Romero (PSD) implantará, ainda este ano, o ICOM, sistema de tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o português. O sistema será instalado em escolas, ginásios, centros esportivos, entre outros equipamentos públicos.

Ao receber uma pessoa surda, o funcionário da Prefeitura acionará, pelo computador ou celular, a Central de Tradução Simultânea. Em uma videochamada, o intérprete mediará a comunicação entre o funcionário e o munícipe, que poderá se expressar com mais facilidade em Libras.

“Essa é mais uma ação em conjunto com o Poder Legislativo. Estamos atendendo às demandas e necessidades do município, para proporcionar melhorias aos caieirenses”, destacou o prefeito, que recebeu da vereadora Josie Dartora (PSDB) a sugestão para a implantação do serviço.

O ICOM é um serviço criado pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (Ame), entidade privada e sem fins lucrativos que tem sede em São Paulo e é referência nos processos de seleção e recrutamento de profissionais com deficiência. Para conhecer o sistema, o prefeito visitou a Central de Tradução Simultânea no dia 1º de novembro, acompanhado pela vereadora e o vice-prefeito, Adriano Sopó.