Parlamentar informou que o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de grande parte da região metropolitana do Estado e das cidades de Piracicaba, Capivari e Jundiaí, está com o nível de água de seus reservatórios muito abaixo do mínimo necessário.
Deputado Guilherme Campos (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Guilherme Campos (SP) – Foto: Cláudio Araújo

O ex-líder do PSD, deputado Guilherme Campos (SP), subiu à tribuna, nesta terça-feira (11), para alertar as autoridades brasileiras e a Federação Internacional de Futebol (FIFA), que “durante os jogos da Copa do Mundo, a possibilidade de faltar água no estado de São Paulo é real”.

O parlamentar informou que o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de grande parte da região metropolitana do Estado e das cidades de Piracicaba, Capivari e Jundiaí [consórcio PCJ] está com o nível de água de seus reservatórios muito abaixo do mínimo necessário.

“Hoje, temos 15,47% da capacidade da reserva da Cantareira de água disponível. Em 11 de março de 2013, esse nível era de 57,86%. E, em 2012, no mesmo dia e mês, tínhamos 76,01% de água disponível. Imagine o Estado de São Paulo com seus 40 milhões de habitantes, e destes, 14 milhões sem água. A situação beira ao colapso”, lamentou o deputado.

Campos frisou a ausência, nos últimos 20 anos, de investimentos ou medidas preventivas para atenuar a situação. “Para se ter retorno em qualquer obra de infraestrutura tem que haver planejamento e tomada de decisão. Infelizmente, essa tomada de decisão vem tardia para o Estado. Qualquer medida a curto prazo não terá valor para garantir o abastecimento. Precisamos  começar a racionar imediatamente”, defendeu.

O deputado também pontuou o fator climático como contribuinte da escassez, mas lembrou que o índice de consumo, em especial no verão, é fator chave para a falta de água. “Esse último verão foi o mais seco da história. Nesse período o consumo de água aumenta cerca de 20%, mas, neste ano, o aumento foi de 30%”, exemplificou.

O líder da sigla, deputado Moreira Mendes (RO), em um aparte, comparou a falta de água em São Paulo com as constantes enchentes em Rondônia.  “Esse é o nosso Brasil. Se pegarmos a quantidade de água que passa pelo Rio Madeira, em um dia, já seria suficiente para encher todos os reservatórios de São Paulo”.

Os deputados Hugo Napoleão (PI) e Paulo Magalhães (BA) demonstraram solidariedade com a população paulista.

Com informações do PSD Câmara.