Município do interior paulista administrado pelo prefeito Lucas Pocay (PSD) teve apenas quatro registros da doença em janeiro deste ano, ante 152 confirmados no mesmo período de 2020

Gestão do prefeito Lucas Pocay intensificou as campanhas educativas, que contam com o apoio de igrejas e entidades do município.

O trabalho realizado pelo prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), garantiu no último mês uma queda de 97,3% no número de casos de dengue no município do interior do Estado de São Paulo, em comparação com janeiro de 2020. A cidade, com população estimada em 114 mil habitantes, teve apenas quatro casos confirmados da doença, ante 152 registrados no mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as principais iniciativas da gestão que contribuíram para essa redução está o projeto Cidade Limpa, que recolhe materiais inservíveis nos bairros e impede a proliferação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Além disso, a administração intensificou as campanhas educativas, que contam com o apoio de igrejas e entidades do município.

“Logo no início da gestão, ampliamos o número de agentes de endemias, criamos a frente de combate à dengue, aumentamos o número de visitas às residências, fizemos a nebulização em diversos bairros, além de reforçar a importância da conscientização sobre os cuidados para evitar a proliferação. Todas essas medidas foram fundamentais para alcançar esse resultado, mas é importante ressaltar que a luta não para”, destacou o prefeito.

O gerente do Núcleo de Controle de Vetores, Flávio Augusto de Palma, também reiterou o pedido para que os moradores de Ourinhos continuem colaborando. “Com a ajuda do prefeito Lucas, das entidades, secretarias e da população, e por meio da intensificação das nossas visitas, conseguimos manter um número bem reduzido de casos em comparação com 2020. Contamos com o apoio de todos para manter esses números em queda.”