Em cerca de 20 dias, sistema implantado pela gestão do prefeito Gersinho Romero (PSD) já ajudou a Guarda Municipal a deter responsáveis por furtos e vandalismo

 

A central também permitiu à GCM deter um ladrão que havia furtado estepes de um veículo oficial e de outros carros.

 

Inaugurada há cerca de 20 dias pela gestão do prefeito de Caieiras, Gersinho Romero (PSD), a Central de Monitoramento já apresenta resultados no combate à criminalidade no município, que integra a Região Metropolitana de São Paulo. Nesse período, o sistema de segurança auxiliou a Guarda Civil Municipal (GCM) a capturar dois menores de idade que praticaram atos de vandalismo na EMEB Nahyr Mendes Winesky, localizada no bairro Calcárea.

Os menores roubaram o notebook de uma professora e destruíram armários, fechaduras, entre outros materiais da escola. Com imagens coletadas pelas câmeras e informações obtidas no local, os guardas chegaram aos suspeitos. A central também permitiu à GCM deter um ladrão que havia furtado estepes de um veículo oficial e de outros carros.

O sistema conta com 46 câmeras espalhadas pelos principais pontos estratégicos da cidade, além de nove câmeras que realizam o cerco em todas as entradas e saídas do município. Por conta disso, todas as placas de veículos são fotografadas e inseridas num banco de dados.

As informações ficam disponíveis não apenas para a GCM, mas para as polícias militar e civil. A unidade de monitoramento também é interligada aos sistemas de 27 municípios, o que permite a elaboração de estratégias conjuntas de combate à criminalidade.