Recife inaugurou sua versão, com 20 km, no domingo; Brasília, Rio e até municípios menores, como Caxias do Sul (RS), fazem testes.

No Recife, ciclofaixa foi um sucesso

Inaugurada pouco antes do feriado da Páscoa, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer implantada na cidade do Recife já é um sucesso. Milhares de pessoas já aproveitaram a oportunidade de passear de bicicleta por um trajeto de 20 quilômetros que passa por 11 bairros, ligando a zona Norte da cidade à zona Sul.

Mas a capital do frevo não foi a única a adotar o projeto da ciclofaixa de lazer, cuja ideia original foi desenvolvida na gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), em agosto de 2009, e que transformam as avenidas paulistanas em pistas para bicicletas aos domingos e feriados nacionais, e que atualmente atraem cerca de 100 mil usuários. As ciclofaixas também estão sendo adotadas em diversas capitais e cidades do interior do país.

Ou seja, São Paulo está exportando o modelo das ciclofaixas para cidades de todo o País. Foi assim que o jornal O Estado de S.Paulo anunciou sua reportagem sobre o assunto, publicada no dia 29 de março, sexta-feira, onde cita os casos das cidades de Brasília e Rio de Janeiro. “Na capital federal, um trajeto de cerca de 7 km pelo Eixo Monumental já foi testado experimentalmente em dezembro e em março deste ano e deverá ser inaugurado definitivamente em breve. A ideia é que uma das pistas de carro fique reservada apenas para bicicletas aos domingos, das 8h às 16h, com separação por cones”, diz o texto. E acrescenta: “No Rio, a inauguração do percurso de 17 km ligando a Quinta da Boa Vista ao Aterro do Flamengo, dois dos maiores parques da cidade, estava marcada para este mês, mas acabou sendo adiada por questões operacionais.”

O  modelo da ciclofaixa, de acordo com o jornal, também já está em funcionamento em Caxias do Sul (RS) – com um percurso de cerca de 4,5 km que funciona todos os domingos, das 14h às 20h, exceto em caso de chuva, e já atrai cerca de 400 pessoas.

Em São Paulo, o sucesso da ciclofaixa é tão grande que estimulou o mercado de bicicletas, o que mostra que as bikes consolidaram seu espaço na cidade. Uma reportagem da Globonews mostra que o projeto trouxe de volta muitos paulistanos que haviam desistido de pedalar por causa dos perigos do trânsito intenso da cidade, e que muitos estão de volta com a família inteira.  (para assistir à reportagem da Globonews, clique aqui)

No final de 2012, o então prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, inaugurou a extensão da Ciclofaixa de Lazer até a Represa da Guarapiranga, zona sul da cidade. Com este novo trecho, a rede do programa atingiu 119,7 quilômetros.  A extensão inaugurada tem 41,2 quilômetros, incluindo a integração entre a Ciclovia do Rio Pinheiros e a Ciclovia Parque Praia São Paulo. No caminho, além da represa, os ciclistas podem acessar o Autódromo de Interlagos e o Viveiro Jacques Cousteau.

 

Crédito da foto: Andréa Rêgo Barros / Prefeitura da cidade do Recife