educação

Cidades governadas pelo PSD destacam-se em ranking

Atibaia, Leme, Limeira e Presidente Venceslau receberam o selo de qualidade do estudo Educação que Faz a Diferença, que analisou escolas de Ensino Fundamental de todas as regiões do País


30 de junho de 2020

 

O prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran

 

Em função dos resultados apresentados no Ensino Fundamental, quatro cidades administradas pelo PSD no Estado de São Paulo – Atibaia, Leme, Limeira e Presidente Venceslau – receberam o selo de qualidade do estudo Educação que Faz a Diferença. Realizada em 2019 pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com o instituto Rui Barbosa e 28 tribunais de contas com jurisdição na esfera municipal, a pesquisa avaliou as práticas adotadas nas 101 mil escolas públicas de Ensino Fundamental do País.

Do total de 118 redes de ensino selecionadas, 32 são paulistas. Os municípios governados pelo PSD receberam o selo de qualidade Bom Percurso, o segundo melhor entre os três estabelecidos pelo levantamento, abaixo do nível de excelência e acima das cidades classificadas na categoria Destaque Estadual. Os selos levam em consideração os mesmos indicadores educacionais, como o nível de aprendizado dos estudantes, as taxas de aprovação escolar, além do atual Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a evolução registrada desde 2005.

Para receber o selo Excelência, por exemplo, ao menos 90% dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem estar no nível básico de proficiência em português e matemática. O percentual mínimo para a conquista do selo Bom Percurso é de 67%. Confira aqui a íntegra do estudo.

O prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, comemorou o resultado conquistado pelo município do interior paulista, com população estimada em 39 mil habitantes. “É com imensa alegria que recebemos esse selo de reconhecimento e agraciamento do trabalho desenvolvido pela rede municipal de educação. Parabenizo cada um dos professores, coordenadores e a secretária Daiana Belaz, que comandou essa equipe educacional que nos enche de alegria e satisfação. Venceslau é grato pelos profissionais da educação que colocam nossa rede no topo das melhores do Estado e do País.”

A secretária municipal de Educação, Daiana Belaz, destacou a participação do prefeito no desempenho de Presidente Venceslau. “Esse mérito é da administração, que nos dá todas as condições para, dia a dia, melhorarmos a rede pública de ensino municipal. Essa conquista é de toda a equipe. Estamos emocionadas com esse reconhecimento”, afirmou a secretária.

Boas práticas

Para compreender as estratégias utilizadas pelos municípios que se destacaram no levantamento, os técnicos dos tribunais de contas participantes do projeto visitaram 116 escolas de 69 redes de ensino, uma amostra do universo pesquisado. A pesquisa identificou práticas que estão associadas aos bons resultados no Ensino Fundamental, entre elas a utilização de sistema de gestão e acompanhamento dos estudantes; o suporte constante por parte das secretarias municipais de Educação; o monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos; e o investimento na qualificação dos professores.

 Comente!



multimídia
Vídeos
WhatsAppFacebookTwitter