Além da restauração da Marquise e do Planetário, parque recebeu reforma de ciclovia, enterramento da fiação elétrica e despoluição do Córrego do Sapateiro.

20140618_ibirapuera_25

O Parque Ibirapuera foi eleito por viajantes de todo o mundo como o melhor parque da América Latina e o oitavo do mundo no Traveller’s Choice 2014. O prêmio, organizado pelo site TripAdvisor, considerou avaliações feitas por usuários para 1.263 pontos turísticos do mundo. O Ibirapuera recebeu mais de 6 mil avaliações, a maioria considerando a atração excelente.

Durante a gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo, o parque recebeu investimentos da ordem de R$ 25 milhões em obras de infraestrutura, restauração e preservação ambiental.

“Independentemente de ser o parque mais visitado da cidade, o Ibirapuera nunca recebeu tanta atenção do poder público quanto na gestão Gilberto Kassab. Não me surpreende que tenha sido eleito um dos melhores”, ressalta Carlos Fortner, secretário-adjunto de Verde e Meio Ambiente na administração Kassab.

Uma das mais relevantes intervenções estruturais foi o restauro completo da Marquise do Ibirapuera, que jamais havia passado por qualquer ação semelhante desde a inauguração do parque, em 1954. O trabalho seguiu o projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer e foi entregue em dezembro de 2012.

O Planetário Professor Aristóteles Orsini, o primeiro inaugurado no Brasil, em 1957, também foi reformado durante a administração Kassab e entregue à gestão seguinte em perfeito funcionamento. E todo o percurso da ciclovia do Ibirapuera foi revitalizado por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e a Volkswagen do Brasil. A obra incluiu drenagem da pista, reestruturação da geometria e dos níveis do trajeto, readequação das guias e sarjetas do percurso, novo recapeamento, além de pintura e sinalização horizontal da faixa.

A paisagem do parque mudou com o enterramento de toda a fiação elétrica e implantação de novo sistema de iluminação de LED. Em trabalho executado pela concessionária de energia Eletropaulo, em parceria com a Prefeitura, cerca de cinco quilômetros de fios deixaram de ficar expostos na área do Ibirapuera. Além de maior eficiência energética, a nova iluminação foi desenvolvida com especial atenção aos pássaros, pois ela permite que as copas das árvores, e os ninhos das aves, fiquem no escuro durante a noite.

Por meio do Programa Córrego Limpo, foram realizados os serviços de despoluição do córrego Sapateiro, que passa dentro do Ibirapuera. Com uma obra de interligação do córrego com a estação de tratamento de Pinheiros, feita em parceria entre Prefeitura e governo do Estado, mais de 400 litros de esgoto por segundo deixaram de ser despejados no córrego e, consequentemente, no Rio Pinheiros. A obra foi entregue em junho de 2007.

O lago do Parque Ibirapuera também recebeu tratamento específico durante a gestão Kassab e passou por serviços de batimetria (medição da profundidade), desassoreamento e limpeza. Ainda com foco na questão ambiental, toda a área cimentada das calçadas internas do parque foi removida para aumentar a permeabilização e grande quantidade de espécies nativas foi plantada.

Como complemento dessa política, foi na gestão Kassab que as estufas do Viveiro Manequinho Lopes foram restauradas. O viveiro tem papel fundamental na arborização e no paisagismo da cidade. Ele é um dos três espaços mantidos pela administração municipal para a produção de mudas destinadas ao plantio em áreas públicas. O Viveiro Manequinho Lopes possui acervo com mais de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico.

Para reforçar as ações voltadas à educação ambiental, a gestão Kassab investiu na reforma completa das instalações destinadas à UMAPAZ (Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente). A unidade foi concebida em 2005 e passou a operar em 2006 com a missão de operar em rede e disseminar conhecimentos e experiências de educação ambiental e convivência pacífica. Ao longo desse período, a UMAPAZ desenvolveu atividades com parceiros como Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Associação Palas Athena, Aliança pela Infância, Gaia Education, entre outros.