Quase três quarteirões do entorno da estação Brás foram tomados irregularmente por ambulantes, que prejudicam a passagem de pedestres e até de ambulância. Parceria criada na gestão Kassab, Operação Delegada mobilizou 4 mil PMs,

 

Imagem exibida pela TV Globo mostra camelôs no entorno da estação Brás

Imagem exibida pela TV Globo mostra camelôs no entorno da estação Brás

 

A 21 dias do Natal, o telejornal SPTV 2ª edição, da TV Globo, mostrou nesta quarta-feira (4) que muitos camelôs irregulares tomaram conta do entorno da estação do Brás, na região central de São Paulo.

Sem fiscalização, eles ocupam quase três quarteirões, vendendo materiais de confecção, aparentemente falsificados. Um vendedor diz que, por causa do período de festas, os camelôs trabalham desde a madrugada, às 4h da manhã.

Além de dificultar a passagem dos quase 190 mil pedestres que circulam diariamente por ali para acessar a estação, os camelôs atrapalham o acesso ao estacionamento do local.

Funcionários da CPTM afirmam que os produtos expostos impedem o pronto deslocamento da ambulância que fica estacionada ali e é acionada em caso de emergências dentro da estação.

Os carros de serviço também enfrentam dificuldade para entrar e sair. Pedestres ouvidos pela reportagem também reclamaram da dificuldade de andar, com tantos produtos expostos pelo chão.

O enfraquecimento da Operação Delegada, criada em dezembro de 2009 pelo então prefeito Gilberto Kassab, é uma das causas da volta do comércio irregular, especialmente em áreas centrais.

A operação tinha por objetivo justamente combater esse tipo de comércio, especialmente na região central da cidade. Gradativamente, a atividade foi ampliada para toda a cidade, num investimento anual de R$ 200 milhões.

Nos dois últimos anos da gestão Kassab, a Operação Delegada envolveu 4 mil policiais militares, recebendo remuneração adicional por trabalhar em seus horários de folga.

Com isso, a atuação dos camelôs foi coibida e os índices de criminalidade caíram acentuadamente em algumas regiões. Atualmente, a operação vem sendo adotada em diversas cidades do interior do Estado.

Contudo, segundo informações divulgadas pela imprensa, a iniciativa vem sendo colocada em segundo plano pela atual gestão da Prefeitura. O número de PMs em atuação nesse serviço chegou a cair 54%.