Em parceria com o Instituto Tellus, o prefeito Rogério Franco (PSD) promove o projeto Humaniza Cotia, que capacitou 600 profissionais da rede pública do município

O prefeito Rogério Franco: projeto conta com a parceria do Instituto Tellus, entidade suprapartidária e sem fins lucrativos

Para garantir a qualidade do atendimento médico em Cotia, município de cerca de 249 mil habitantes da Grande São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) promoveu a capacitação de 600 servidores da rede pública de saúde da cidade. A iniciativa fez parte da primeira edição do projeto Humaniza Cotia, encerrada nesta quarta-feira (4). O projeto conta com a parceria do Instituto Tellus, entidade suprapartidária e sem fins lucrativos criada em 2010, em São Paulo.

“Temos investido muito em saúde. Informatizamos as unidades básicas, melhoramos o gerenciamento de filas, a distribuição de medicação e fizemos investimentos em equipamentos. Mas ainda sentimos a necessidade de investimento no elemento humano, que é uma das ferramentas mais importantes para o serviço de saúde funcionar bem. Esse programa vem para fechar esta lacuna”, explicou o prefeito.

Durante a capacitação, os servidores foram instigados a se colocar no lugar dos pacientes. Pesos no corpo, vendas nos olhos, entre outros elementos limitantes, foram utilizados para que os profissionais pudessem vivenciar as dificuldades dos idosos, por exemplo.

“Só compreendemos o outro quando nos colocamos em seu lugar. Para muita gente, a empatia é algo natural, mas para outras pessoas precisa ser despertada. Pessoas empáticas atendem melhor”, frisou o secretário municipal de Saúde, Magno Sauter.

De acordo com Adriana Cardoso, coordenadora do programa, todos os servidores da saúde serão capacitados em seus locais de trabalho em 2020. “Vamos compreender as dificuldades das equipes e buscaremos a padronização no atendimento com excelência.”

O Humaniza Cotia foi criado a partir do projeto de Engajamento Digital na Saúde (EDS), realizado desde 2018 pela Prefeitura e o Instituto Tellus na UBS Portão. A unidade conta com totem de autoatendimento, controle de atendimento por senha, painel eletrônico, identidade visual e nova disposição dos espaços. Atualmente, a Prefeitura reforma outras seis UBS’s para que também adotem esse modelo de funcionamento.