Projeto realizado pela gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) permite que munícipes peguem livros gratuitamente em geladeiras espalhadas pela cidade, as 'geladotecas'

O projeto de Cotia baseia-se na aquisição gratuita e doação de livros colocados em geladeiras.

Realizado pela gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), o projeto A Arte de Ler foi um dos destaques do Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude, criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Juventude. Os organizadores divulgaram os vencedores nesta terça-feira (21) e os resultados podem ser conferidos aqui.

Numa escala de 0 a 100, o programa de incentivo à leitura promovido no município da Região Metropolitana de São Paulo obteve 66 pontos, ficando em quarto lugar no Estado e em sexto na região Sudeste.

O prefeito Rogério Franco

Lançado em 2019, o projeto de Cotia baseia-se na aquisição gratuita e doação de livros colocados em geladeiras. Os equipamentos instalados em diversos pontos de troca da cidade, como o Terminal Rodoviário e a Praça do Jardim Sabiá, são conhecidos como “geladotecas”. Embora seja promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, munícipes de qualquer idade podem pegar um exemplar do seu interesse ou doar um livro para o projeto.

Semanalmente, a Prefeitura repõe cerca de 600 livros nas geladeiras. Outras secretarias municipais contribuem, entre elas a de Desenvolvimento Social, que doou dez mil obras para o programa.

“Ficamos muito satisfeitos com esse resultado, pois é reflexo de uma gestão inovadora, com ações e projetos voltados para todas as áreas. Criamos a Secretaria da Juventude para que o poder público municipal passasse a ter projetos reais e contundentes voltados para esse público. Parabéns ao secretário Fernando Jão que, à frente desta pasta, tem correspondido aos anseios do nosso governo e da população”, destacou o prefeito Rogério Franco.