Durante cinco semanas, lideranças do núcleo feminino do partido participaram de media training e receberam dicas para comunicarem de maneira eficiente as suas bandeiras políticas

Jacira Melo, Alda Marco Antonio, Adriana Flosi e Talitha De Nadai.

 

As lideranças do PSD Mulher que pretendem disputar as eleições municipais no próximo ano conquistaram ainda mais qualificação e confiança para lidarem com veículos de comunicação e apresentarem suas bandeiras políticas de maneira objetiva para a sociedade. Essa é a avaliação da coordenadora nacional do núcleo feminino do partido, Alda Marco Antonio, sobre o curso Media Training para Pré-candidatas em 2020, que terminou nesta quarta-feira (11), na sede do partido, em São Paulo.

Composto por cinco módulos, ministrados desde 14 de agosto por Jacira Melo, filósofa e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), o curso foi promovido pelo PSD Mulher e a empresa Agir Comunicativo. A última aula também contou com as participações da vice-coordenadora nacional do núcleo feminino do partido, Adriana Flosi, e da pré-candidata a prefeita da cidade de Americana, no interior paulista, Talitha De Nadai.

“Todas as participantes trabalharam as suas bandeiras políticas, definiram seus campos de atuação e fizeram gravações como se estivessem sendo entrevistadas. A evolução de cada uma foi muito visível. Todas chegaram à conclusão de que começaram o curso em um patamar e terminaram muito acima daquele em que entraram”, ressaltou Alda.

No módulo de encerramento do curso, Jacira revisou as principais atividades desenvolvidas com as participantes, como entrevistas e produção de textos sobre suas principais bandeiras políticas. Ela também apresentou os resultados da pesquisa nacional Mais Mulheres na Política, realizada em 2013 pelo Ibope e o Instituto Patrícia Galvão.

De acordo com o levantamento, 8 em cada 10 entrevistados consideram que as câmaras municipais, assembleias legislativas e a Câmara dos Deputados deveriam ter igual número de parlamentares homens e mulheres. A pesquisa contou com o apoio da ONU Mulheres (entidade das Nações Unidas voltada ao empoderamento da mulher e igualdade de gênero).

“Na visão da população, há uma necessidade de mais mulheres no Executivo e que elas tenham a metade dos cargos nos legislativos municipal, estadual e federal. Somos 52% da população. Nós precisamos que os partidos entendam e que a legislação nos possibilite isso. Hoje, nas câmaras dos maiores municípios do País, as mulheres representam menos de 10% do corpo legislativo”, disse Jacira.

Avanços

Pré-candidata a vereadora em São Paulo, a pedagoga e orientadora pedagógica aposentada Lucila Rodrigues Caldas disse que “o curso possibilitou a todas as participantes um avanço na forma de comunicação e estruturação da campanha” e que se sente mais preparada para conversar com seus eleitores na próxima eleição. Lucila, que tem como bandeiras políticas a melhoria do atendimento oferecido pelo SUS e a garantia de vagas para as crianças nas creches, estreou no cenário eleitoral em 2018, ao disputar uma vaga para a Câmara Federal.

Outra que terá sua segunda experiência eleitoral e pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo é a ativista Clarice Barbosa. Em 2018, ela foi candidata a deputada estadual. “Precisamos sempre estudar muito e esse curso foi muito importante para que a gente esteja mais preparado na hora de abordar alguém ou fazer uma gravação”, disse a pré-candidata, que é fundadora da organização não governamental União de Mães do Brasil — Movimento Nacional de Busca a Pessoas Desaparecidas e Vítimas de Violência.