aprovação

Datafolha: Kassab é o prefeito mais bem avaliado de São Paulo

Pesquisa divulgada nesta sexta mostra que Gilberto Kassab é o prefeito que teve a melhor avaliação popular na capital paulista desde a redemocratização, em 1988, quando a pesquisa começou a ser aplicada


25 de setembro de 2020

 

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que Gilberto Kassab foi o prefeito que teve a melhor avaliação popular na capital paulista desde a redemocratização, em 1988, quando a pesquisa começou a ser aplicada. A pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo compara o mesmo período das gestões, desde o atual prefeito Bruno Covas com o mesmo período das gestões anteriores até Jânio Quadros.

Kassab, em setembro de 2008, tinha seu mandato considerado ótimo ou bom por 47% dos entrevistados. O atual prefeito é aprovado por 25% dos ouvidos. “Com os 25% de aprovação, ele supera Luiza Erundina (19%), Celso Pitta (8%), Marta Suplicy (20%) e Fernando Haddad (15%). Mas fica atrás de Jânio Quadros (30%), Paulo Maluf (46%) e Gilberto Kassab (47%)”, escreve a Folha.

Kassab foi reeleito em 2008 com esmagadora aprovação após concluir seu mandato com inúmeras realizações nas áreas sociais. Implementou, por exemplo, as 100 primeiras Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), que ampliaram a capacidade de atendimento de Saúde para casos de baixa complexidade, que lotavam prontos-socorros públicos na capital.

Foi o prefeito que mais inaugurou Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade, com 25 unidades entregues, além de ter acabado com as escolas de lata. Foi também durante sua gestão em que foram criadas mais vagas em creches.

Ao priorizar grandes investimentos em Habitação, beneficiou mais de 360 mil famílias em toda a cidade com ações como a entrega de unidades habitacionais, eliminação de áreas de risco, regularização fundiária, obras de saneamento básico e proteção ambiental, com projetos premiados pela agência de Habitação da ONU.

A Lei Cidade Limpa, ação pioneira da gestão Kassab, mudou drasticamente a paisagem urbana da capital paulista. Imensos outdoors que ocupavam as principais ruas e avenidas da cidade desapareceram e as placas de identificação das lojas tiveram o tamanho padronizado. A propaganda deu lugar à arquitetura da cidade e São Paulo se tornou um lugar visualmente mais agradável.

A Lei Cidade Limpa ganhou a simpatia do paulistano, com aprovação de 89%, e teve repercussão internacional. Recebeu o prêmio Werkbund-Label, conferido pela Federação Alemã de Obras do estado de Baden-Wurttemberg.

Com realizações como essas, Kassab venceu a eleição em 2008, superando candidatos que se apresentaram, inicialmente, como mais conhecidos do eleitorado: uma ex-prefeita da capital e um ex-governador do Estado.

 Comente!



multimídia
Vídeos
WhatsAppFacebookTwitter