Benefício concedido pelo prefeito Guti (PSD) aos contribuintes é maior que o de cidades como a capital paulista e o Rio de Janeiro. Prefeitura mantém imposto congelado desde 2017

 

O prefeito Guti: economia gerada para o cidadão já é equivalente a um ano inteiro do tributo, para todas as faixas de valores

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

 

Até a próxima sexta-feira (27), o contribuinte de Guarulhos, na Grande São Paulo, poderá ter um desconto de 10% no pagamento do IPTU, se optar pela quitação do imposto em parcela única. O benefício promovido pela gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, é maior que o concedido pelas duas maiores capitais do País: São Paulo, que oferece 3% de desconto, e Rio de Janeiro (7%). Outras capitais brasileiras, como Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), também oferecem descontos inferiores, de 7% e 6%, respectivamente.

O abatimento concedido pela prefeitura pode representar uma alternativa para quem conseguiu guardar dinheiro no ano passado e quer diminuir as despesas obrigatórias ao longo de 2023. Pagar à vista também evita que as parcelas do IPTU coincidam com outros parcelamentos, reduzindo as chances de um descontrole financeiro na família.

Além do benefício oferecido para o pagamento da cota única, a administração municipal não reajusta o valor do IPTU desde o início do primeiro mandato do prefeito, em 2017, para aqueles que pagam o imposto em dia e não aumentaram a área construída do imóvel. Com isso, a economia gerada para o cidadão já é equivalente a um ano inteiro do tributo, para todas as faixas de valores. O cálculo se baseia na inflação do período.