Meta é a expansão do uso de bikes como meio de transporte nas grandes cidades,reduzindo as emissões de poluentes e desafogando o trânsito.
Kassab, então prefeito de São Paulo, se prepara para pedalar na ciclofaixa do Ibirapuera.

Conforme mostrou na prática durante sua gestão como prefeito de São Paulo, mobilidade urbana e incentivo ao uso de bicicletas são prioridades de Gilberto Kassab (PSD). Nesta segunda-feira (22), em que se comemora o Dia Mundial sem Carro, o atual presidente nacional do PSD defendeu a ideia de se lançar um projeto de isenção de impostos para tornar a aquisição de bicicletas acessível a todos os brasileiros.

A meta é a expansão do uso de bikes como meio de transporte nas grandes cidades, com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes lançados pelos automóveis, além de desafogar o trânsito desses grandes centros.

Em relação ao transporte público, Kassab propõe congelar e até reduzir as tarifas de ônibus. Para isso, defende projeto que isenta de impostos insumos ligados ao transporte público, como óleo diesel e pneus.

Gestão Kassab

Na Prefeitura de São Paulo, Kassab foi precursor no estímulo ao uso de bikes na cidade. Em 2009, Kassab implantou as ciclofaixas de lazer na região do Parque Ibirapuera. O projeto foi tão bem-sucedido que, até dezembro de 2012, haviam sido criados cerca de 120 km de ciclofaixas de lazer que reuniam mais de 100 mil ciclistas aos domingos e feriados nacionais.

Na gestão Kassab, a malha cicloviária de São Paulo superou 200 km, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

A administração Kassab lançou também o Plano de Proteção ao Ciclista em maio de 2012. O programa, que prevê maior fiscalização e punição com multa aos motoristas que forem flagrados desrespeitando ciclistas na cidade, apresentou resultados expressivos em 2013, com a diminuição do índice de ciclistas mortos em São Paulo.

A gestão Kassab fez amplos investimentos em estrutura para o transporte público, inaugurou corredores de ônibus, ampliou o número de faixas exclusivas e aumentou a oferta de lugares nos coletivos.

Entre 2006 e 2012, o número de passageiros transportados pelo sistema de ônibus municipais cresceu 10,5% e o número de vagas ofertadas nos coletivos aumentou em 13,6%. Nesse período, 89% da frota de 15 mil ônibus foram renovados.

Em 2006, em parceria com o governo do Estado, foi feita a integração, por meio do Bilhete Único, com o sistema sobre trilhos, no qual a Prefeitura concede desconto de 26% na parcela da tarifa do ônibus na integração com Metrô e CPTM.

Durante a administração de Kassab, foram inaugurados 11,8 km de corredores; Expresso Tiradentes e a extensão do corredor Vereador José Diniz. Deixou para seu sucessor licitação concluída para a implantação de 68,5 km de corredores de ônibus. Implantou ainda 100 km de faixas exclusivas e deixou projetos concluídos para outros 40 km. Com medidas adotadas em 2011, obteve um aumento de cerca de 10% na velocidade dos ônibus.