Na cerimônia em que recebeu integrantes do partido, Dilma destacou o papel que o PSD exerce no cenário político. “Quero cumprimentar essa unanimidade em termos de liderança que é o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.”

Em evento no Planalto, Afif, Mercadante, Dilma, Kassab, Berzoini, Claudio Lembo e Faria

A presidente da República, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira (5), durante solenidade no Salão Leste do Palácio do Planalto, esperar que o Partido Social Democrático (PSD) tenha um papel de protagonista em seu segundo mandato de governo. “Conto com o PSD como protagonista, tanto nas mudanças que vamos fazer quanto como membro do governo, para que essas reformas sejam levadas a cabo com sucesso”, afirmou a presidente.

Ouça aqui a íntegra do pronunciamento da presidente.

Na cerimônia em que recebeu a visita de alguns dos principais integrantes do partido, Dilma destacou o papel que o PSD vem exercendo no cenário político brasileiro. “Quero cumprimentar essa unanimidade em termos de liderança que é o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab”, disse, lembrando que “quando uma pessoa externa valores elevados, o conjunto dos homens e mulheres a respeita, admira e ela é capaz de tirar de nós o que temos de melhor. E este é o papel do líder”.

Sobre o ministro de Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, lembrou que trata-se de “parceiro excepcional do meu governo, contribuindo para política que considera das mais importantes, a valorização do empreendedor, que permite que atuemos em duas áreas, na inclusão social, com todas as políticas de benefícios do microempreendedor individual e da microempresa e também do desenvolvimento econômico”.

A presidente da República disse considerar que é muito importante para o Brasil o exemplo de relacionamento político que o PSD vem praticando. Ela agradeceu “o apoio, a luta conjunta que tivemos ao longo do governo, mesmo quando não havia um apoio formal, e também todo o apoio que obtive na campanha, muitos aqui presentes lutaram e sofreram comigo”.

Dilma: Kassab é exemplo de liderança

Dilma também elogiou a “sobriedade com que o PSD se comporta nos debates políticos do País. Vocês procuram consensos, construção de pontes, o que é importante para todo o espectro político brasileiro. Democracia é disputar eleição, se submeter e pode ou não ganhar. Isso faz parte do jogo democrático. A atitude do ganhador não pode ser de soberba ou pretensão de ser o último grito em matéria de visão política”, afirmou.

Em seu discurso, a presidente se comprometeu a realizar, com o apoio do PSD, as mudanças que a sociedade vem exigindo. “Vamos trabalhar para a aceleração do crescimento econômico, combater a inflação, preservar a responsabilidade fiscal e dar continuidade à expansão do emprego, da renda e da inclusão social”, afirmou, acrescentando que seu governo também terá por meta fazer a reforma política que o Brasil precisa e a reforma tributária, “para a qual já foram dados os primeiros passos, com a universalização do Simples”.

Na reunião que ocorreu no Palácio do Planalto nesta manhã, estiveram presentes a liderança da sigla, Gilberto Kassab, governadores, vice-governadores, senadores e deputados eleitos, além do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif.