Serão construídas duas pontes sobre a Marginal Pinheiros para reduzir gargalos no trânsito. Também está previsto o prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan, com 3,2 km de extensão, 880 metros em túnel, conforme reportagem do "Estadão".

g_35c4f78690f055f450b8a24e223ca05c

 

Quase dois anos depois da assinatura do contrato, no final da gestão de Gilberto Kassab à frente da Prefeitura de São Paulo, as obras de duas pontes sobre o Rio Pinheiros foram finalmente iniciadas na atual administração. De acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira (25/8) pelo jornal O Estado de S.Paulo, as obras viárias para reduzir gargalos de trânsito na região do Morumbi preveem, ainda, o prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan, com 3,2 quilômetros.

As obras das pontes já foram iniciadas e cada uma será em sentido único: a ponte Laguna ligará o Brooklin à rua Laguna, do outro lado da Marginal Pinheiros, e terá, além das três faixas, uma faixa exclusiva para bicicletas à direita. A ponte Itapaiuna, que faz parte de uma compensação viária a ser executada por uma construtora que desenvolve dois projetos imobiliários multiuso na região, sem custos para a cidade, será alternativa para moradores do Morumbi que precisam cruzar o rio no sentido Santo Amaro, ou para retorno.

O prolongamento da avenida Chucri Zaidan faz parte da operação urbana Água Espraiada com 3,2 quilômetros de extensão, sendo 880 metros em túnel. O desenvolvimento desse projeto depende ainda de desapropriações de mais de 250 imóveis.

Além das obras viárias, a operação urbana prevê ainda a construção de 6 mil moradias populares, com obras também iniciadas na gestão Kassab, a construção de um novo parque urbano de 600 mil metros quadrados e um túnel de 2,4 km de extensão, que vai interligar a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes, permitindo a circulação de ônibus e transporte de carga.

Kassab vistoriou as obras do Residencial Jardim Edite, localizado na Rua Charles Coulomb, 20, no Brooklin, em setembro de 2012. O projeto prevê, também, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS) e restaurante-escola. O Residencial, construído no cruzamento das Avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, área anteriormente ocupada por mais de 800 famílias em habitações precárias, terá três torres de 17 andares, com 60 apartamentos cada. Os apartamentos, com 50 m² de área útil, contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.